Um dia depois do Canadá e dos Estados Unidos suspenderem a importação de carne bovina brasileira, neste domingo foi a vez do vizinho México. Com a decisão mexicana, todos os países norte-americanos, que compõe o bloco econômico Nafta, interromperam a compra de nossa carne.
Os três países alegam que a causa do boicote seria o Brasil não ter fornecido informações sobre a incidência do mal da vaca louca em seu território.
O Brasil, por sua vez, contesta a declaração e afirma já ter enviado tais informações aos países.
O governo, em comunicado oficial, garante que a proibição é “para proteger a saúde pública e o patrimônio pecuário” do país por causa da doença da vaca louca”, negando, assim, um provável fundo político.
Segundo o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, está indo para os EUA para discutir a questão com o país e tentar revogar a decisão.
Para o embaixador, o encontro poderá ser produtivo, uma vez que o ministro terá a possibilidade de explicar que o Brasil não recebeu animais contaminados da Europa e ainda propor medidas para suspensão do boicote.
Neste sabádo, o Canadá iniciou a retirada dos produtos brasileiros de suas prateleiras.
fonte: Diário Online