Técnicos veterinários da missão européia estiveram ontem na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, para conhecer o trabalho de controle contra a febre aftosa no Estado. A equipe, acompanhada por um técnico do Ministério da Agricultura, percorreu as barreiras montadas na divisa com o Rio Grande do Sul.
Segundo o secretário da Agricultura, Odacir Zonta, a equipe, formada por representantes de Portugal, Inglaterra, Alemanha e Itália, ficou impressionada com o esquema armado contra a doença, quanto à equipe de trabalho, distribuição do pessoal, número e qualificação dos técnicos. Os europeus não se manifestaram sobre a conclusão da visita, mas Zonta confia em bons resultados.
O secretário acredita que SC está em um momento mais tranqüilo. “O pior já passou”, avaliou, referindo-se ao período de alto risco, quando surgiram os primeiros focos de aftosa no Rio Grande do Sul e o Estado vizinho ainda não havia iniciado a vacinação. Zonta, que continua defendendo a tese de não vacinação por recomendação técnica, convocou para hoje, em Concórdia, uma nova reunião para avaliar o estágio do controle sanitário do setor agropecuário no Estado.
fonte: Diário Catarinense (por Viviane Araújo), adaptado por Equipe BeefPoint