Mercados Futuros – 01/08/07
1 de agosto de 2007
Pouco boi dificulta negociações e preços seguem firmes
3 de agosto de 2007

MS: Friboi paralisará abates por 20 dias

Com a justificativa da entressafra, a unidade do grupo Friboi-JBS em Campo Grande, que abate diariamente 1,3 mil cabeças de bovinos, dará férias coletivas aos funcionários a partir da próxima semana, paralisando a produção. Serão 20 dias de descanso para o efetivo de quase 1 mil funcionários.

Com a justificativa da entressafra, a unidade do grupo Friboi-JBS em Campo Grande, que abate diariamente 1,3 mil cabeças de bovinos, dará férias coletivas aos funcionários a partir da próxima semana, paralisando a produção. Serão 20 dias de descanso para o efetivo de quase 1 mil funcionários.

De acordo com informações obtidas na indústria por Marco Antônio Gehlen, do Correio do Estado/MS, as férias seriam utilizadas para readequar as instalações da indústria, pois a empresa construiu um novo prédio e deve transferir parte da linha de produção e fazer novas reformas no antigo.

Entretanto, a medida pode ser considerada estratégia para depreciar os valores pagos aos produtores. Segundo o analista de mercado, Júlio Brissac, muitas empresas estão aproveitando a greve dos fiscais federais agropecuários para tentar pressionar negativamente o mercado de carnes, o que seria o caso do Friboi.

Segundo ele, a paralisação das atividades em plena entressafra só pode ser vista como estratégia para depreciar os preços da arroba, que seguem em alta devido à baixa oferta de boi gordo para abate. “Tudo não passa de pressão para segurar os preços”, sentenciou.

0 Comments

  1. Jacques Nogueira Porto disse:

    É uma pena que a “maior empresa mundial” na comercialização de carnes, quer sempre “crescer sozinha”, penalizando cada vez mais os seus parceiros, que são os produtores, com preços que não podem subir. Os produtores, que estão a quase 05 anos sofrendo com preços de venda baixíssimos, não têm o direito a se recuperarem dos prejuízos. Só tenho a lamentar por essa atitude do Friboi, em querer brecar a alta do boi.

  2. Roberto Ferreira da Silva disse:

    Poderia-se fazer um boicote contra o Friboi de Campo Grande – MS.

    O que acham ? Vamos ver quem é mais forte? Um ou centenas?

    Mais uma vez a cadeia produtiva sendo penalizada.

    Não assustem produtores, isso é desespero deles. Somos mais fortes.

  3. José Leonardo Montes disse:

    Mais uma vez se vê que as indústrias não tem o mínimo respeito pelos pecuaristas, pois quando o mercado reage para ajudar um pouco os produtores nos custos, vem as indústrias querendo arruinar o mercado para conseguir exportar com ganho maior ainda, até quando o pecuarista ficará a mercê do mercado e sendo colocado de lado no caso dos preços de bovinos.

    Acho que se as associações e sindicatos não tentarem conter certos abusos de indústrias que dominam o mercado será muito difícil este país alavancar para uma grande pecuária com rentabilidade.

  4. Alex Batista Bezerra disse:

    Deveriam, os órgãos competentes do Brasil tomarem uma iniciativa, e penalizarem estes grandes grupos, que juntos tem um cartel formado, mas nenhuma atitude é tomada. Penalizado mesmo somente o produtor.

  5. Paulo Roberto de Mello disse:

    Complementando o Jaques, onde está o Cade, cuja função é fiscalizar os monopólios e os cartéis? E a multa, o Cade já decidiu se vai aplica-la ou não?

    O produtor está desprotegido, lamentavelmente.

  6. Clayton Carneiro Carvalho disse:

    Os produtores devem se unir cada vez mais e ofertar gado cada vez menos, no caso de situações semelhantes a esta que o grupo Friboi está impondo. Desta maneira os produtores que ao mesmo tempo são os elos forte e fraco da cadeia produtiva podem influir na firmeza da alta da arroba, principalmente na entressafra.

plugins premium WordPress