Mercado Físico da Vaca – 20/10/10
20 de outubro de 2010
Mercados Futuros – 21/10/10
22 de outubro de 2010

MS: pecuaristas e frigoríficos testam e-GTA

Produtores e frigoríficos de Mato Grosso do Sul já estão habilitados e participam pelos próximos 60 dias de um projeto inédito para emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA). "Toda cadeia será beneficiada pelo sistema. Tanto o produtor quanto a indústria poderão dar maior agilidade aos seus trabalhos otimizando, inclusive, o trabalho dos nossos ficais que poderão se dedicar a outras demandas", ponderou a diretora presidente da Agência de Defesa Sanitária Animal (Iagro), Maria Cristina Carrijo. O credenciamento dos participantes ao projeto piloto foi feito na segunda-feira (18).

Produtores e frigoríficos de Mato Grosso do Sul já estão habilitados e participam pelos próximos 60 dias de um projeto inédito para emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA). “Toda cadeia será beneficiada pelo sistema. Tanto o produtor quanto a indústria poderão dar maior agilidade aos seus trabalhos otimizando, inclusive, o trabalho dos nossos fiscais que poderão se dedicar a outras demandas”, ponderou a diretora presidente da Agência de Defesa Sanitária Animal (Iagro), Maria Cristina Carrijo. O credenciamento dos participantes ao projeto piloto foi feito na segunda-feira (18).

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicadems), Ivo Scarcelli, “há tempos o Governo do Estado vem apresentando inovações, por isso já esperávamos por esse sistema que, certamente, vai trazer um benefício muito grande para nossa classe”.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado (Famasul), Eduardo Riedel, não só aprovou a iniciativa como também quer expandir o número de produtores a utilizar o sistema. “Nossa intenção é estender essa base de teste para diversos produtores. Vamos dispor aos pecuaristas, através dos Sindicatos Rurais, a nova tecnologia para que todos possam tomar conhecimento dessa importante ferramenta”, ponderou Riedel à imprensa no local.

No período em que o sistema estiver em processo de avaliação serão emitidas guias eletrônicas para transações de compra, venda, abate, transferência e leilão de bovinos. Em Mato Grosso do Sul existem cerca de 60 mil propriedades rurais. Só na Iagro da Capital são emitidas cerca de 1.500 Guias de Trânsito Animal ao mês.

As informações são do Correio do Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. FULVIO NASCIMENTO disse:

    Sou técnico de apoio agropecuário, da coordenadoria de defesa agropecuária, secretaria de agricultura e abastecimento do estado de São Paulo.
    Faço cerca de 350 GTAS (eletronicos) por mês no municipio de Itaberá SP e posso dizer com convicção que o sistema funciona de forma excepcional.

plugins premium WordPress