Mercado Físico da Vaca – 18/07/11
18 de julho de 2011
Terminou a etapa do Ranking Nelore na 47ª Expoagro
18 de julho de 2011

MT: clima favorece colheita de milho safrinha

Os produtores de Mato Grosso colheram cerca de 45% do milho safrinha até sexta-feira, o que significa um avanço de 28 pontos percentuais em relação ao fim de semana anterior, segundo dados da Aprosoja. O clima quente e seco favoreceu o adiantamento dos trabalhos. Ainda assim, a safra 2010/11 continua atrasada em relação à anterior - há um ano, mais de 80% da produção havia sido colhida.

Os produtores de Mato Grosso colheram cerca de 45% do milho safrinha até sexta-feira, o que significa um avanço de 28 pontos percentuais em relação ao fim de semana anterior, segundo dados da Aprosoja. O clima quente e seco favoreceu o adiantamento dos trabalhos. Ainda assim, a safra 2010/11 continua atrasada em relação à anterior – há um ano, mais de 80% da produção havia sido colhida.

A previsão é colher 6,7 milhões de toneladas, volume 20% menor do que o apurado no biênio 2009/10, de acordo com o Imea. A queda foi provocada por uma redução de 10% na área plantada e uma perda de 11% no rendimento médio das lavouras. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), quase 30% do milho foi semeado após a janela ideal devido ao atraso na colheita da soja, o que comprometeu o potencial produtivo.

“Estamos colhendo pouco mais de 3,8 mil quilos por hectare, mas tínhamos condição de produzir até 5 mil”, lamenta Glauber Silva, presidente da Aprosoja. Em compensação, os preços estão em patamares bem mais favoráveis do que os registrados no ano passado. Em julho do ano passado, o milho chegou a se negociado abaixo de R$ 8 a saca. Na última sexta-feira, os compradores da região ofereciam R$ 18. Mais de dois terços da produção da safrinha já foi comercializada.

A matéria é de Gerson Freitas Jr., publicada no jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe MilkPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress