CRV Lagoa avança seu processo de internacionalização
15 de setembro de 2008
Criadores do Rio Grande do Sul se reúnem com presidente da Nelore do Brasil
17 de setembro de 2008

MT comemora habilitação e interesse dos importadores

Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Mário Candia, "o anúncio da abertura total das áreas é extremamente positivo para o setor produtivo, isso demonstrar união dos produtores e de que a abertura dessas áreas não traz nenhum risco para o estado". Sem problemas de sanidade, há 13 anos livre da Febre Aftosa, a pecuária mato-grossense vem ganhando reconhecimento dos europeus, essa é a análise do presidente do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa), o ex-deputado estadual Zéca D´ávila.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Mário Candia, “o anúncio da abertura total das áreas é extremamente positivo para o setor produtivo, isso demonstrar união dos produtores e de que a abertura dessas áreas não traz nenhum risco para o estado”.

Para o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, “esse é o reconhecimento do trabalho da Associação dos Criadores e dos pecuaristas, principalmente das áreas não habilitadas”. Vacari explica, que os pecuaristas dos 54 municípios que compunham a área 2 (não habitada), responsáveis por 13 milhões de cabeças de gado, faziam os mesmos investimentos que os produtores das áreas habilitadas para exportarem para União Européia, e “na hora de vender, recebiam até cinco reais a menos pelo preço da carne”. Segundo dados do IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola, as áreas não habilitadas representavam 51,67% do total de cabeças de bovinos do Estado.

O representante regional da Acrimat de Cáceres, Neto Gouveia, região que fazia parte da área não habilitada, disse que “esse é o bônus por todo ônus que pagamos e que estávamos atrás há muito tempo e vem de encontro com o fim do principal problema da região de Cáceres, que era pertencer a área não habilitada”. Para Neto, esta conquista vai levar a uma “corrida dos produtores ao ingresso do ERAS – Estabelecimento Rural Aprovado no Sisbov – que é mais um dos itens, das muitas exigências do mercado europeu. Isso significa que temos que comemorar, mas devemos continuar atentos ao trabalho de defesa animal e a rastreabilidade”.

A carne de Mato Grosso ganha cada vez mais espaço no mercado externo. Sem problemas de sanidade, há 13 anos livre da Febre Aftosa, a pecuária mato-grossense vem ganhando reconhecimento dos europeus. Essa é a análise do presidente do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa), o ex-deputado estadual Zéca D´ávila, que participou Congresso Mundial da Carne, realizado neste mês, na África do Sul. Para Zéca, o Brasil, e, em especial o Mato Grosso, apresenta condições propícias para a criação. “O mundo está preocupado com o meio ambiente, com a falta de terras, com o preço. São fatores que não nos atrapalham, pois temos tudo isso”, enfatizou.

“Não temos problemas como a doença da Vaca Louca, a Gripe Aviária, a Peste Suína, Aftosa e etc. É disso que o mundo precisa e é isso que temos a oferecer, por isso nossa carne está bem aceita no mercado. Hoje estamos 100% credenciados para a exportação e vendemos carne para mais de 150 países”, apontou o presidente do Fefa.

De acordo com D´ávila, outra necessidade do mercado e que será um realidade nos próximos anos é o mapeamento dos produtos. “Os compradores querem saber tudo sobre o produto, por exemplo, onde ele nasceu, onde foi engordado, de qual frigorífico veio, ou seja, toda a vida do animal até chegar ao comprador”, salientou.

As informações são da Acrimat e do 24 Horas News, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Jones Pereira de Souza disse:

    O Mato Grosso, merecia e merece há muito tempo essa habilitação a liberação do Mato Grosso é de suma importância não só para o Estado, mas para o País um grande salto para pecuária. Pois um estado que tem 26 milhões de cabeças aproximadamente, não tem nenhum tipo de doença e enfermidades, poxa o que está faltando?

    Os que dizem responder pelo País (dirigentes), e o nosso MAPA precisam se atentar a isso e colocar nosso País na frente e deixar de lado tanta burocracia e expeculação e fazer com que a carne de Mato Grosso, ganhe cada vez mais espaço no mercado externo.

plugins premium WordPress