Série infantil no YouTube busca conectar crianças à agricultura
23 de setembro de 2024
Importações de carne bovina da UE cairão em 2025, acentuado pelas exigências de livre desmatamento
23 de setembro de 2024

MT sanciona lei que permite avanço da pecuária no Pantanal

O governo de Mato Grosso sancionou, na sexta-feira (20/9), uma lei que permite o avanço da pecuária extensiva e intensiva nas áreas alagadas do Pantanal dentro do Estado. A lei 12.653/2022 alterou dispositivos da legislação ambiental estadual de 2008.

Com a mudança, passa a ser permitida a pecuária extensiva (ou seja, a pasto) em Áreas de Conservação Permanente (APP) do bioma — em geral, áreas alagáveis — e em reserva legal com pastagem nativa na planície alagável do Pantanal.

Nas Áreas de Conservação Permanente, também passaram a ser permitidas as atividades de ecoturismo e turismo rural. A nova redação prevê que as atividades nessas áreaas não podem interromper o fluxo de água.

A regra proíbe o plantio de gramíneas “exóticas” ao bioma em áreas de reserva legal, mas permite o plantio de pastagens cultivadas em até 40% da propriedade na planície inundável do Pantanal.

A legislação também amplia as possibilidades de limpeza de pastagem, antes restritas apenas para algumas espécies de gramíneas.
Além disso, passa a ser permitido o confinamento e semiconfinamento de animais nas planícies alagáveis do Pantanal. A nova lei ainda permite a produção agrícola “de subsistência” e a agricultura orgânica nas áreas alagáveis do bioma.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress