Com investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão, será inaugurado neste sábado, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, o Frigorífico Aliança. O frigorífico, de médio porte, ocupa uma área de cinco hectares, com 1.242 metros quadrados de área construída. O valor investido está sendo aplicado através de um contrato entre a Associação dos Comerciantes de Carne de Patrocínio (Acocap) – com recursos da Prefeitura Municipal, responsável por 20% do investimento – e os empresários da região Edivone Caixeta, Hélio Mesquita e Paulo Silva, que entraram com 80% dos recursos.
Com a inauguração, cerca de 90 açougues passam a ter acesso ao abate de acordo com as normas do Serviço de Inspeção Federal (SIF), já que no município não havia abatedouro. A empresa mais próxima é o Frigorífico Xingu, localizado a 45 quilômetros de Patrocínio, no município de Serra do Salitre.
Segundo o gerente da Acocap, Helber Carvalho Sarkis, um dos objetivos é ocupar o espaço do abate clandestino em Patrocínio que, segundo ele, chega a 80% da carne consumida pela população. Por dia, são consumidas em média 5,4 mil quilos de carne bovina e 4,8 mil quilos de carne suína no município. Pela distância e dificuldade de acesso ao frigorífico mais próximo, Sarkis acredita que a maioria dos donos de casas de carne da cidade deixavam de realizar o abate em local adequado de acordo com as normas de higiene e qualidade.
O frigorífico vai atender a demanda de cerca de 250 comerciantes de carne da região, incluindo Monte Carmelo e Guimarânia. A capacidade total de abate da unidade será de 200 bovinos e 150 suínos por dia, sendo que, na fase inicial, os abates se limitarão a 120 bovinos e 100 suínos diariamente.
fonte: Gazeta Mercantil (por Cladio Marcos), adaptado por Equipe BeefPoint