Carne ética vs. Carne Hype: uma visão sobre carnes “naturais”, “produzidas a pasto” e outras “meias-verdades”
23 de fevereiro de 2016
Ministério deve discutir novo adiamento do CAR
23 de fevereiro de 2016

Novos certificados agilizam exportação de material de multiplicação animal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou este mês dois novos modelos genéricos de Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) para exportação de material de multiplicação animal. Um deles é para material genético avícola, e o outro, para sêmen bovino.

O modelo de CZI Genérico, também chamado CZI Padrão e que serve para qualquer país, vai simplificar os trâmites burocráticos de negociação de certificados sanitários de exportação, que podem levar até quatro meses, além de contribuir na abertura de novos mercados.

Com o modelo genérico, os exportadores que quiserem comercializar com países que ainda não importam do Brasil terão mais oportunidades. Isso porque o CZI genérico permite agilidade nas negociações, facilitando a abertura de mercados, além de apresentar garantias sanitárias que são facilmente operacionalizadas pela empresa exportadora. O próximo passo, de acordo com a coordenadora, será a elaboração de modelo genérico de CZI para embriões in vitro e para animais vivos como bovinos.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress