Administrar é a arte de comandar. Sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela empresa rural, transformando-os em ações através do:
* Planejamento;
* Organização;
* Direção; e
* Controle.
Planejamento: Planejar é definir antecipadamente o que fazer. Para isto, deve-se ter pleno conhecimento da empresa e do ambiente onde ela está inserida. Deve ser bastante flexível para atender as constantes mudanças que ocorrem nos ambientes geral e operacional. O plano estratégico deve visualizar o longo prazo e definir “o que” e “quanto” produzir. O plano gerencial deve articular o planejamento estratégico com a sua execução, a nível operacional. Define “como”, “quando” e “onde” produzir. O planejamento operacional se volta às condições internas da empresa, atuando no curto prazo, definindo as tarefas a serem executadas, a forma de execução e as pessoas responsáveis pela execução.
Organização: Organizar é agrupar e estruturar os recursos da empresa para que sejam alcançados os objetivos gerais e específicos. Considera os aspectos humanos e físicos
– A organização de pessoal define e estrutura os cargos e tarefas das pessoas que trabalham na empresa rural. É muito importante esta definição, cientificando os trabalhadores de seus direitos e deveres e da hierarquia dos cargos existentes. A utilização de organogramas serve para explicitar esta hierarquia e a função de cada um dentro da empresa, mesmo em empresas rurais de pequeno porte sob o comando do proprietário.
– A organização física está relacionada com as áreas de exploração e benfeitorias. Devem estar dispostas de forma a evitar movimentos desnecessários, perdendo tempo, aumentando o consumo de combustível, acarretando maiores custos, reduzindo a lucratividade. Também se refere às máquinas, equipamentos e ferramentas, seu controle e conservação evitando desgastes e perdas.
A organização eficiente e normatizada facilita a ação da direção, proporcionando o alcance dos objetivos propostos.
Direção: A direção se realiza sobre as pessoas, pois são elas que fazem a empresa “funcionar”, e não sobre os recursos físicos e financeiros. Motivação, liderança e comunicação são recursos que devem ser utilizados para se obter êxito na ação diretiva.
A motivação é um aspecto interno às pessoas e está relacionada ao atendimento de suas necessidades.
A liderança é a influência exercida sobre as pessoas em certas circunstâncias visando o alcance dos objetivos gerais ou específicos.
A comunicação se refere à troca de informações e transmissão de ordens entre os níveis hierárquicos da empresa. A grande barreira é a baixa escolaridade.
Controle: O controle se refere à verificação das ações desempenhadas. É uma atividade contínua e deve propor a intervenção no momento certo para que correções sejam efetuadas. A execução do controle está intimamente ligada a:
* Estabelecimento de padrões;
* Medidas de desempenho;
* Comparações de desempenho com os padrões estabelecidos;
* Identificação das causas da situação adversa; e
* Ação corretiva.
A contabilidade gerencial aliada aos registros das ações nas áreas de produção, recursos humanos, finanças e comercialização, são instrumentos que possibilitam a ação de controle.
Todo instrumento de controle deve levar a uma tomada de decisão.
Bibliografia consultada:
Andrade, José Geraldo de. Introdução à Administração Rural, Lavras: UFLA/FAEPE, 1.998.
106 p.: il. – Curso de Pós Graduação Administração Rural.