A cultura do girassol para produção de silagens – Parte 2/2 – Características fermentativas e nutricionais
8 de dezembro de 2000
Carne bovina: previsão de exportação para 2001
22 de dezembro de 2000

O processo administrativo nas empresas rurais

Todo proprietário rural, que decide pela transformação de sua “Fazenda” em uma EMPRESA, deve passar inevitavelmente pelo processo administrativo. Ele é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Compõe o processo administrativo, o planejamento, a organização, a direção e o controle. Este processo ocorre tanto no nível estratégico como no gerencial e no operacional.

Planejamento

O planejamento é uma atividade pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados“.(Friedman, 1.960). Planejar é decidir antecipadamente o que deve ser feito, levando-se em conta as condições da organização e do contexto da mesma.

O planejador dever imprimir flexibilidade ao seu trabalho para atender às constantes modificações que ocorram nos ambientes, interno e externo da empresa.

O planejamento estratégico prevê as análises globais, considerando todas as explorações, atuais e futuras, bem como as possíveis inter-relações entre elas. São definições de longo prazo, considerando os objetivos da empresa, as variáveis do ambiente, as condições internas da empresa e as alternativas estratégicas.

O planejamento gerencial é a ponte entre o planejamento estratégico e o operacional. Os planos gerenciais contemplam o orçamento, a programação linear e a relação custo-benefício, dentre outros.

O planejamento operacional refere-se às ações de curto prazo. Define para cada exploração, as tarefas a serem executadas, a forma de executa-las e os responsáveis por elas. Refere-se quando executar (tempo), como fazer (tecnologia) e os recursos financeiros e humanos a serem utilizados.

Organização

A organização é a função administrativa que agrupa e estrutura os recursos da empresa para que possam ser alcançados os objetivos gerais e específicos. Pode ser subdividido em Organização Pessoal e Física.

A organização pessoal se refere à estruturação dos cargos e tarefas de todos os envolvidos nos trabalhos da empresa. Como exemplo: Cargo: capataz do gado de corte. Função: controlar as operações de campo como: Efetuar o controle diário das operações, anotações das ocorrências, planejar o manejo dos pastos e etc.

A elaboração do organograma da empresa evidencia a estrutura hierárquica dos cargos existentes. Evidencia a posição de cada um dentro da empresa.

Organograma

A organização física se refere à disposição das áreas de exploração em relação às benfeitorias, máquinas e equipamentos, materiais e insumos. Visa evitar movimentos inúteis, que acarretam perda de tempo e aumento de consumo de combustíveis, maiores custos e conseqüentemente, redução do lucro.

Direção

A direção é uma função essencial no processo administrativo. São as pessoas que fazem a empresa funcionar. Motivação, liderança e comunicação são recursos que devem ser empregado para se buscar êxito na ação diretiva.

Motivação: Refere-se ao aspecto interior das pessoas. A motivação aguça a vontade de execução do trabalho.

Liderança: Influencia exercida sobre pessoas em determinadas situações visando a obtenção de objetivos gerais ou específicos. Deve se ter em mente que o comportamento humano difere de pessoa para pessoa e de situação para situação.

Comunicação: é a troca de informações e transmissão de ordens entre os setores da empresa.

Controle

Deve ser uma atividade contínua. Monitora as ações desempenhadas nos diversos setores da empresa e a eficácia no cumprimento dos objetivos.
Para a execução do controle é necessário:

Estabelecer padrões – 10 dias/homem para confecção de 1 km de cerca de 5 fios e lascas a cada 5 metros.

Medir desempenho – Constatação de que foram suficientes 8 dias/homem.

Comparar desempenho com o padrão – superado o padrão.

Identificar as causas – condições de trabalho adequadas, material no lugar, mão de obra qualificada e eficiente.

Ação corretiva – estabelecer novo padrão.
O controle deve ser usado como uma ferramenta para tomada de decisão.

Com o processo administrativo estruturado, o empresário rural está apto a alcançar os objetivos gerais e específicos de sua empresa.

********

1 Comment

  1. emillys da costa alves disse:

    muito bom ,deu pra completar mimha pesquisa de agropecuária

plugins premium WordPress