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Organizações norte-americanas querem maiores informações nutricionais no rótulo de carnes frescas

Duas instituições norte-americanas do setor de carnes – a National Cattlemen’s Beef Association (NCBA) e o Center for Science in the Public Interest (CSPI) – , solicitaram ao Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) a expansão dos requerimentos para os rótulos de carnes frescas, incluindo carne bovina, suína, de frango, de peru, entre outras. As duas instituições querem que os rótulos das carnes tragam maiores informações nutricionais sobre os produtos frescos.

“Nós queremos que os norte-americanos saibam de todos os nutrientes presentes na carne bovina”, disse Mary Young, diretora executiva do NCBA. Apesar de ser a favor da colocação de maiores informações nutricionais nos rótulos das carnes, oficiais do CSPI querem eliminar o percentual referente a quanto a carne é magra do rótulo, das carnes que contêm mais do que 3 gramas de gordura por porção. “Milhões de norte-americanos que compram carne moída cujo rótulo traz a determinação ‘80% sem gordura’ podem não querer consumir o produto, para seguirem as recomendações de especialistas de saúde, de consumirem carne magra”, disse Bonnie Liebman, diretor de nutrição do CSPI. “Na verdade, esse índice, na carne moída é um dos mais baixos níveis para esse alimento.”

As novas regras para a rotulagem das carnes foram propostas pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) em janeiro de 2001, e provavelmente entrarão em vigor em janeiro de 2003. As regras permitem que algumas informações nutricionais sejam fornecidas nos postos de vendas no varejo.

Porém, outro grupo do setor, o American Meat Institute (AMI), tem opinão diferente sobre o assunto. Enquanto o CSPI defende a idéia de que as informações nutricionais sobre o produto sejam disponibilizadas nos postos de venda no varejo, Lynn Kosty, do AMI, disse que sua organização acha que os varejistas deveriam ter a opção de usar ou não essas informações nos produtos vendidos. Isso porque, segundo ela, o governo não pode obrigar as indústrias a promoverem esse tipo de modificação no empacotamento do produto.

fonte: Meating Place (por Robert White), adaptado por Equipe BeefPoint

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