Análise semanal – 29/03/2006
30 de março de 2006
Síntese agropecuária BM&F – 31/03/2006
3 de abril de 2006

Pará pode tornar-se livre de aftosa com vacinação

Em setembro a comissão científica para doenças animais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deve apresentar o posicionamento em relação ao pleito do governo brasileiro em relação ao reconhecimento da região centro-sul do Pará como zona livre de aftosa com vacinação.

Na semana passada, o diretor-geral da OIE, Bernard Vallat, encaminhou ofício ao Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) considerando satisfatórias as informações apresentadas pelo governo brasileiro, em Paris, sobre a situação sanitária da região.

Entretanto, a OIE condicionou a aprovação final da área como zona livre de febre aftosa à apresentação de informações complementares sobre a situação geral da doença no país, especificamente sobre a sua reintrodução nos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná.

Os dados complementares deverão ser apreciados em reunião no mês de setembro. O centro-sul do Pará possui um rebanho bovino de aproximadamente 12 milhões de cabeças, distribuídas em cerca de 59 mil propriedades rurais. As informações são do Mapa.

Os comentários estão encerrados.