“A Alca está detonada. Não há a menor condição de fazer uma negociação para o Brasil entrar na Alca, quando um país do Nafta faz isso”, disse o ministro brasileiro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, segundo reportagem de Ayr Aliski e Francisco Câmpera, publicada hoje na Gazeta Mercantil. Segundo ele, os efeitos do bloqueio canadense vão muito além das perdas comerciais e das discussões entre autoridades.
Pratini afirmou que a proibição das importações de carne brasileira não é uma “questão burocrática”, referindo-se à argumentação canadense de que o Brasil não encaminhou documentos nos prazos solicitados.
Com relação à expectativa de que as restrições canadenses cheguem ao fim, Pratini disse que não foi estabelecido um prazo, mas que, na visão do Ministério da Agricultura, “o prazo limite é a semana que vem”. Pratini pediu ao Itamaraty que apresente à OMC a solicitação de que seja criado um sistema para evitar que decisões de órgãos sanitários tenham caráter político. Em paralelo, o Congresso autorizou a viagem de uma delegação de parlamentares ao Canadá, para discutir a questão com as autoridades locais.
Por Ayr Aliski e Francisco Câmpera, para Gazeta Mercantil, 09/02/01