McDonald’s experimenta hambúrguer vegano na Alemanha
9 de maio de 2019
Chinês e francesa dominam a corrida pelo comando da FAO
9 de maio de 2019

Pare de tentar montar o unicórnio!

Por David McLean

Há dois fatores pertinentes que desejo ver na forma como administramos o agronegócio. O primeiro, falado no meu último artigo, é que devemos nos concentrar no lucro, não apenas na produção. O segundo é parar de montar o unicórnio !

Em primeiro lugar, tanto quanto sei, os unicórnios são uma fera fictícia. Nós não podemos ir a uma venda e comprar um unicórnio vivo, certo?

Bom, agora que esclarecemos isso, vamos mudar os tópicos para a chuva. Se você observar qualquer padrão de precipitação em qualquer lugar da Austrália, encontrará um gráfico semelhante a este.

O gráfico fica assim porque tem anos de bastante chuva e anos de baixa pluviosidade. Terá anos consecutivos de maior precipitação e anos consecutivos de menor precipitação. Ou seja, terá variabilidade e inconsistência. Isso significa uma extrema dificuldade em previsão.

Este gráfico mostra a quantidade de chuva registrada em um período de doze meses, no final de cada mês (ou seja, chuvas de 12 meses consecutivas). Isso nos dá um reflexo real do como foram as chuvas realmente no ano passado durante o ano. Não apenas no final de dezembro, medido com a precipitação do ano todo.

No gráfico, você verá essa bela linha plana chamada “média” de precipitação. Você notará que a chuva real recebida (linha azul) nunca segue a linha média (linha vermelha) por muito tempo. Há apenas alguns pequenos períodos em que isso acontece. O restante do tempo, a linha de chuva real está cruza a linha média, à medida que você recebe uma quantidade maior ou menor de chuva.

Tenho certeza de que todos os leitores podem se relacionar com essa tendência. No entanto, também estou confiante de que você teria ouvido seus vizinhos dizerem: “Se pudéssemos ter uma média de alguns anos, voltaríamos ao caminho certo”. Ou “quando voltarmos às estações normais, tudo ficará bem”.

Qualquer um que trabalhe comigo já me ouviu dizer que “a chuva média é um unicórnio”. Simplesmente não existe. Infelizmente, esses comentários que se referem a “anos normais” indicam que muitas empresas são projetadas para serem lucrativas apenas em um ano médio. Esta é uma função de não aceitar a realidade, que é a variável chuva. Portanto, essas empresas são realmente projetadas para falhar porque suas premissas básicas sobre como suas condições operacionais serão, simplesmente não existem! Eles estão tentando montar um unicórnio!

A alternativa é projetar ou estruturar seu negócio para poder lidar com a variação real da precipitação recebida. Isso é possível? Absolutamente! Eu vivi e trabalhei com negócios em ambos os lados. Deixe-me assegurá-lo, as empresas que têm uma estratégia para trabalhar com chuvas variáveis são mais lucrativas, com melhor saúde da terra e consideravelmente menos estresse.

Isso não significa que nossos clientes que tiveram apenas três boas safras nos últimos 12 anos estão obtendo lucros enormes. Não há bala de prata. O que eles fizeram foi equiparar a taxa de lotação à capacidade de suporte, aceitaram a realidade de suas chuvas reais, desenvolveram estratégias (e fontes de renda) para administrar essa realidade, tomaram medidas para preservar a saúde de seu povo, terra e finanças e não perderam tempo esperando que as ‘coisas voltassem ao normal’. Eles entenderam o que é normal, que é chuva variável. Eles não estão gastando tempo tentando montar um unicórnio.

Fonte: Artigo de David McLean, presidente da RCS, para o site https://www.rcsaustralia.com.au.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress