A pecuária do Texas estava no coração do Estado muito antes de existir o Texas.
Já em 1600, os fazendeiros criavam milhares de cabeças de gado na região. À medida que expandiam seus rebanhos e atraíam mais colonos para a área, construíam a base do que se tornaria um país independente e, depois, o 28º estado dos EUA.
Suas viagens de gado consolidariam a imagem da pecuária do Texas, com seus bois longhorn, cowboys rudes e paisagens inspiradoras na consciência da nação como o que significa ser texano. O estado mudou radicalmente desde então, mas, ainda assim, essa imagem permanece.
Os Longhorns da Universidade do Texas atraem mais de 100.000 torcedores para assistir ao futebol americano em seu estádio em Austin e torcem quando o mascote Bevo vai para uma área de observação próxima ao campo. Os turistas fazem fila em Fort Worth para assistir a uma recriação de uma condução de gado em uma rua da cidade. Equipes de estudantes vestem jalecos brancos e competem para identificar cortes de carne bovina e avaliar sua qualidade. Os cowboys urbanos montam touros mecânicos em casas de estrada em todo o estado.
E quando se trata de comida, nada é mais texano do que sentar-se para comer um peito de boi defumado. É um prato disponível em quase todos os restaurantes do Texas. Todos parecem ter seu lugar favorito. Pode ser em um restaurante quatro estrelas ou um humilde food truck – onde podem saborear essa iguaria simples e de cozimento lento com os amigos.
Durante grande parte da história do país, a carne bovina tem sido um elemento básico da culinária americana, com o gado bravo sendo protagonista em filmes de faroeste, Big Macs e Whoppers atraindo longas filas em janelas de drive-up e um filé mignon como destaque de uma refeição comemorativa. (AP Photo/David Goldman)
O BeefPoint está organizando uma viagem técnica para você fazer uma verdadeira imersão na pecuária do Texas! Mais do que uma viagem de turismo, essa imersão na capital mundial da carne bovina com certeza tem o potencial de mudar o seu negócio pecuário.
Sem dúvida, o Texas é uma referência na produção de carne bovina. Em todo o estado, há quase 100 confinamentos com 500 ou mais cabeças de gado. Esses confinamentos abrigam 2,6 milhões de animais, o que significa que cada um deles abriga uma média de mais de 26.000 bovinos.
Ao vivenciar por uma semana a pecuária e a cultura da carne bovina nesse estado em que a carne é tão emblemática, você terá uma experiência inesquecível e várias novas ideias para o seu negócio pecuário no Brasil. Além disso, ao colocar a pecuária brasileira lado a lado com a americana será possível ver pontos positivos e negativos de ambos os lados.
Assim, fica o convite! Participe da Viagem Técnica BeefPoint para o Texas, de 19 a 24 de outubro de 2024.
Clique aqui para conhecer o roteiro completo e como participar.
Em 2023, o BeefPoint realizou uma viagem técnica ao Texas. Confira abaixo algumas fotos:
Participe da Viagem Técnica BeefPoint para o Texas, de 19 a 24 de outubro de 2024.
Clique aqui para conhecer o roteiro completo e como participar.
Fontes: Associated Press e The Guardian.