Demanda pressiona arroba do boi
20 de março de 2001
Palestra grátis: Roberto Grecellé – A pecuária brasileira depois da Rio + 20
21 de março de 2001

Pecuaristas começam a se interessar por bovinos mais naturais

Pecuaristas do interior paulista estão animados com a criação de boi orgânico e obtenção de um selo de qualidade para a carne brasileira. Mas o Fundo de Desenvolvimento de Pecuária do Estado de São Paulo (Fundepec) alerta: o Brasil ainda não tem um trabalho de certificação em larga escala que atenda as exigências individuais de cada comprador internacional, entre eles a Europa, que prefere comprar carne de propriedades orgânicas.

Ainda não existe um produtor orgânico na pecuária de corte, com exceção do Pantanal, que já vem investindo há anos no segmento. O criador terá que eliminar a artificialidade na produção (herbicidas, promotores de crescimento), adotando ração orgânica nos cochos durante o confinamento, e o fim da violência contra os animais, freqüentemente vítimas de estresse.
A regulamentação do setor deve começar a ocorrer a partir deste ano.

Para a criação do boi orgânico é necessária também a valorização do meio ambiente, com uma gestão de recursos hídricos, preservação de reservas e matas ciliares, ausência de queimadas e pasto sombreado, e a extensão do conceito orgânico não somente para o gado, mas também para as unidades produtoras.

(Por Daniele Gonçalves, para Gazeta Mercantil, 21/03/01)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress