A cada dia os consumidores se tornam mais exigentes e a necessidade de se identificar os produtos da melhor e mais visível forma possível, torna-se preponderante num empreendimento moderno que esteja comprometido com o consumidor. A produção e o processamento dos mesmos, respeitando as formas convencionalmente aceitas e corretas, sem o uso de produtos impróprios para o consumo humano, sem a destruição ou contaminação do meio ambiente, sem a utilização de técnicas desumanas, determinarão a maior ou menor credibilidade do produto. Buscando assegurar essa credibilidade aos consumidores, técnicos e instituições têm procurado através da rastreabilidade (traceability) assegurar uma garantia de origem ao produto. Através dos procedimentos padrão em: fabricação, manipulação, higiene e sanitização, pretende-se assegurar que o produto tenha sido produzido dentro das boas práticas de fabricação e possa receber seu certificado de origem, analogamente ao certificado de garantia de qualquer outro produto.
Quem não se lembra da doença da vaca louca (BSE) na Inglaterra, dos hamburgueres contaminados por E. Coli O157H nos Estados Unidos, dos frangos e suínos contaminados por dioxina na Bélgica, da Coca Cola contaminada na França, dos queijos contaminados por Listeria também na França e dos recentes focos de febre aftosa na Argentina e no Rio Grande do Sul?
A rastreabilidade existe para garantir ao consumidor um produto seguro e saudável, através do controle de todas as fases de produção, industrialização, transporte, distribuição e comercialização, possibilitando uma perfeita correlação entre o produto final e a matéria-prima que lhe deu origem. A rastreabilidade é necessária para atender a demanda do consumidor que a cada dia se torna mais consciente e exigente de seus direitos. Como exemplos podemos citar o aumento crescente da demanda por produtos orgânicos, a exigência de carnes sem anabolizantes para a Europa, o controle dos produtos modificados geneticamente e uma demanda generalizada por alimentos seguros e saudáveis. Serve ainda para cumprir normas em relação à diminuição de resíduos, ao meio ambiente e ao bem estar animal, como também para determinar as responsabilidades e os responsáveis por cada etapa do processo.
A aplicação da rastreabilidade trará como conseqüências uma maior padronização do setor e dos produtos, uma melhoria da imagem do produto junto ao consumidor final, o aumento no fluxo de informações, a correção permanente de falhas permitindo a melhoria contínua do produto e consequentemente o aumento permanente da satisfação dos consumidores.
Consumidor satisfeito é o objetivo maior de qualquer tipo de comércio, não sendo diferente para o pecuarista, frigorifico, varejista, enfim todos os segmentos envolvidos na produção da carne bovina. Quem ganha ? Certamente a sociedade como um todo.