O preço do boi gordo registrou queda de 1,56% em São Paulo nesta quinta-feira (12/12) em São Paulo, cotado a R$ 315 a arroba em Barretos e Araçatuba, segundo acompanhamento feito pela Scot Consultoria.
Após atingir patamares recordes em novembro, o que travou as negociações no mercado, a arroba tem apresentado sucessivas desvalorizações neste início de mês. No acumulado de dezembro, a queda é de 10%.
De acordo com a Scot, a situação é reflexo de uma demanda abaixo das expectativas nas últimas semanas, enquanto a oferta de animais prontos para abate seguiu firme. “Somando os dois fatores, explica-se a queda nas cotações”, afirma a consultoria.
Em nota, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destaca que a pressão nas cotações reflete uma concentração pontual das entregas. “Em alguns casos, frigoríficos vinham ofertando preços considerados baixos pelo vendedor, o que dificultou a negociação de uma quantidade maior de animais”, explica.
Os pesquisadores acrescentam ainda a queda nas exportações neste final de ano. Em novembro, o volume embarcado ficou 15,6% abaixo do recorde de outubro, com sinalização de nova queda mensal em dezembro.
“Com isso, o interesse dos frigoríficos pelo boi gordo também caiu, impactando os preços no mercado doméstico”, explicam os pesquisadores do Cepea.
Fonte: Globo Rural.