Porto de Santos não desembarca produtos canadenses
15 de fevereiro de 2001
EUA desenvolvem teste rápido para detecção de patógenos na carne
19 de fevereiro de 2001

Processamento de grãos

André Alves Souza1 e Celso Boin2

A ração é o investimento mais caro do confinamento perfazendo ao redor de 70-80% dos custos totais. Um aumento na eficiência de utilização de alimentos pode levar a consideráveis retornos em relação a investimentos em outras áreas do sistema de confinamento.

O amido tem sido o principal nutriente na dieta de animais de alta produção. Ele é formado pela amilose e amilopectina, sendo a primeira porção mais digestível que a segunda devido à sua conformação espacial. A maximização da utilização desse nutriente causa uma melhora na eficiência produtiva.

A principal fonte de amido na ração de bovinos confinados são os cereais, sendo mais comuns o milho e o sorgo. Nos cereais os grânulos de amido são envolvidos por uma matriz protéica de difícil digestão, que com o processamento será quebrada ocorrendo a exposição do amido às enzimas digestivas. A quebra do grão promove também um aumento da superfície de contato, melhorando a atuação dos microorganismos ruminais e das enzimas. Além melhorar a eficiência alimentar (diminuir a quantidade de ração por unidade de ganho), o processamento permiti também uma maior homogenização da ração, diminuindo os riscos de distúrbios metabólicos.

Existem vários fatores que afetam a digestibilidade do amido: eles: fonte do grão, tipo de processamento, proporção de amilose e amilopectina, matrizes protéicas e estádio de maturação do endosperma. O processamento vai alterar o local, taxa, e extensão de digestão do amido, proporcionando aumento na digestibilidade do mesmo no rúmen e no trato total. Estando mais digestível no rúmen o amido vai promover uma maior produção de ácidos graxos voláteis, levando a aumento do crescimento microbiano com aumento da produção e passagem de proteína microbiana para o intestino.

Há várias formas de processamento:

* Mecânico
* Temperatura
* Umidade
* Pressão
* Químico
* combinação dos métodos

Processamento mecânico (r) moagem e laminação a seco (equivalente moagem grossa).

Processamento úmido (r) colheita precoce com 25-32% de umidade e armazenamento anaeróbio.
(r) reconstituição com adição de água até 25-30% de umidade e armazenamento anaeróbio.

Processamento com vapor (r) floculação – 30-50 min de vapor seguido de laminação.

Calor seco – micronização (queimadores infravermelhos), pipoca (explosão c/ calor seco), tostagem.

Quando se utiliza os processamentos por temperatura e umidade, ocorre a gelatinização do amido promovendo um desarranjo na sua estrutura molecular, melhorando a digestão. Nos processos em que se usa temperatura e pressão, essas necessitam ser muito bem controladas para que não ocorra superaquecimento e consequente queda da digestibilidade do alimento, tornando todo o processo inútil.

A escolha de qual processamento utilizar deve ser tomada com muita cautela devido aos custos envolvidos em aquisição de maquinários, operação e manutenção. Nessa avaliação não poderá deixar de ser considerado o tipo de grão e a quantidade de animais a serem arraçoados.

Referências bibliográficas

NOCEK, J.E.; TAMMINGA, S. Site of digestion of starch in the gastrointestinal tract of dairy cows and its effect on milk yield and composition. J. Dairy Sci., v. 74, p. 3596-3629, 1991.

THEURER, C.B. Grain processing effects on starch utilization by ruminants. J. Anim. Sci. , v. 63, p. 1649-1662, 1986.

ZINN, R.A.; ADAM, C.F.; TAMAYO, M.S. Interaction of feed intake level on comparative ruminal and total tract digestion of dry-rolled and steam-flaked corn. J. Anim. Sci. , v. 73, p. 1239-1245, 1995.

ZINN, R.A. Comparative feeding value of steam-flaked corn and sorghum in finishing diets supplemented with or without sodium bicarbonate. J. Anim. Sci. , v. 69, p. 907-916, 1991.

__________________________________________________
1. Curso de Mestrado, Ciência Animal e Pastagens, ESALQ/USP
2. Celso Boin, Eng. Agr., PhD, Prof. Convidado,ESALQ/USP, Consultor

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress