Luís Orlindo Tedeschi1
Existem vários programas de computador para formulação de rações no mercado. Atualmente, o usuário pode procurar online através da Internet vários pacotes que analisam e formulam rações de custo mínimo.
Esses programas derivam basicamente de quatro sistemas de recomendações de exigências nutricionais de ruminantes (EUA, Austrália, França, e Inglaterra). Uns são mais complicados que outros e exigem um conhecimento avançado de nutrição de ruminantes enquanto que outros são mais simples e requerem menos informações do usuário. Entretanto, todos esse programas necessitam de informações atualizadas tanto dos animais quanto dos alimentos a serem utilizados.
Os programas que derivam do sistema Norte-Americano (EUA) são baseados na publicação do National Research Council (http://www.nap.edu) sobre requerimentos de nutrientes para gado de corte (NRC, 1984). Esses modelos são classificados como modelos determinísticos.
* A Universidade Estadual de Michigan (MSU) possui um programa chamado Spartan (http://www.msu.edu/user/ssl), tanto para gado de corte (v. 1.1) como para gado de leite (v. 2.02), que avalia e formula rações de custo mínimo. Para gado de leite, a versão 3.0 será baseada no novo NRC para gado de leite (2000, não lançado).
* A Universidade da California em Davis (UCDavis) também implementou as informações publicadas pelo NRC (1984) e mantém um programa chamado Taurus 2.0 (http://animalscience.ucdavis.edu/extension/taurus.htm).
* A Universidade do Texas (A&M) possui o Nutritional Balance Analyzer (NutBal Pro 1.0) (http://cnrit.tamu.edu/ganlab/Pages/nutbal_pro.htm). A diferença desse programa é que ele engloba algumas características do modelo de pastagens do CSIRO (Austrália).
O NRC (1984) foi revisado em 1996 (http://www.nap.edu) com a incorporação de um programa para avaliar desempenho animal baseado no programa da Universidade de Cornell. Esse programa possui dois níveis de avaliação: o nível 1 é bastante semelhante ao NRC (1984) mas possui atualização de estimativas de requerimentos enquanto que o nível 2 é baseado no modelo de Cornell (v. 3.0).
O Ração de Máximo Lucro 1.0 (RLM) (http://www.ciagri.usp.br/~lnca/) é uma planilha eletrônica (MS Excel) desenvolvido pela ESALQ/USP a partir das informações do NRC (1996) e do modelo de Cornell. Entretanto, esse modelo possui ajustes para as condições tropicais.
De forma similar, o Dalex (http://www.dalex.com) é um programa de formulação de rações (suínos e gado de corte e leite), que está baseado nas publicações do NRC bem como no modelo de Cornell para ruminantes.
As recomendações nutricionais desenvolvidas pelo CSIRO (Australia) são bastante influenciadas pelo modelo Britânico (ARC e AFRC). Entretanto, o sub-modelo de pastagem possui características interassantes que podem ser aplicadas em condições do Brasil. O modelo que incorpora essas recomendações é conhecido como Grazfeed 4.1 (http://www.hzn.com.au/grazfeed.htm), mas também precisa de informações específicas de forragens.
A Universidade de Cornell tem desenvolvido um modelo mecanístico, chamado Cornell Net Carbohydrate and Protein System (CNCPS 4.0), que possui vários sub-modelos: (1) estimativas de requirementos de nutrientes para vários tipos de animais, (2) fermentação ruminal, (3) absorção intestinal, (4) otimização de dietas através de programação linear, e (5) sistema para manejo de nutrientes. Esse programa requer um conhecimento avançado de nutrição de ruminantes e possibilita a similação de vários fatores no desempenho animal.
Recomendação final: vários modelos e programas de formulação estão disponíveis no mercado atualmente. A principal diferença entre esses modelos é a quantidade de informações necessárias para o seu correto funcionamento. Modelos mais simples (Taurus, Spartan, NutBal, RLM) são mais fáceis de serem utilizados mas são limitados enquanto que modelos mais complexos (Dalex, CNCPS) exigem maior conhecimento de nutrição de ruminantes mas possuem mais informações que ajudam no melhor manejo animal.
____________________________________________________________
1 Doutorando, Ciência Animal, Universidade de Cornell
1 Comment
Você esquece de falar do SuperCrac, que é um software de formulaçao de ração de custo mínimo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e o mais antigo programa desenvolvido no Brasil (desde 1983).