Bovinos da Fazenda São Marcos, em Dom Pedrito, e do município de Jari foram sacrificados no último sábado após várias negociações entre proprietários, Farsul, Sicadergs e representantes da Secretaria a Agricultura do Estado e Ministério de Agricultura.
Na fazenda São Marcos foram abatidos todos os animais que se encontravam na invernada. O valor da indenização ao proprietário acertado pela Farsul foi de R$ 15,1 mil, que deverá ser pago assim que o laudo laboratorial dos animais for apresentado ao proprietário.
Também sob a garantia de indenização, foi liberado o abate de bovinos e ovinos em duas propriedades de Jari. A Farsul comprometeu-se em pagar ao proprietário R$ 18 mil.
Na Estância Recanto Menino Deus, em Alegrete, o abate de 178 bovinos continua suspenso. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Abílio Nogueira, o produtor quer garantias de indenização. Em Quaraí, o rastreamento de 2,3 mil animais com suspeita de febre aftosa, em três invernadas da Estância Alvorada, de propriedade da Agropecuária Cerralta Acauan, começa a ser feito hoje por técnicos da SAA.
fonte: Correio do Povo, adaptado por Equipe BeefPoint