A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul inicia hoje a vacinação dos 4,1 milhões de animais na zona de proteção em 25 municípios na fronteira com o Uruguai e a Argentina, incluindo Santana do Livramento. O governador do Estado, Olívio Dutra, e o secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, vão inspecionar o início do processo.
Santana do Livramento, onde foi registrado o primeiro foco de aftosa no Estado, será o primeiro município a ter o rebanho imunizado. A aplicação será feita simultaneamente nos outros 25 municípios próximos à fronteira do Uruguai, tão logo as doses cheguem às localidades. Inicialmente será imunizado o gado de propriedades que fazem fronteira com o Uruguai, seguindo para o leste.
Segundo o coordenador de campo da operação em Livramento, Gilberto Fernandes, a aplicação das vacinas será agendada pela Secretaria de Agricultura, que comunicará a data aos proprietários. Nas pequenas propriedades e assentamentos, será aplicado o “gatilho oficial”, ou seja, a aplicação será feita por agentes sanitários sob coordenação direta de médicos veterinários da SAA. Em propriedades de maior porte, onde tratadores já possuam treinamento para a aplicação, a vacinação poderá ser feita pelos funcionários das cabanhas, supervisionados pelos veterinários do Estado.
fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, adaptado por Equipe BeefPoint