Os consumidores do Reino Unido estão comprando cada vez mais carnes bovina e de cordeiro, ao invés de refeições prontas. Nas quatro semanas de abril, dados do Kantar Worldpanel mostraram que os volumes de vendas de carne de cordeiro fresca aumentaram 26,3% e de carne bovina fresca aumentaram 10%, comparado com o mesmo período do ano anterior. Dentro da categoria de carne bovina, a carne moída mostrou um aumento de 10%, carnes para assar aumentaram 7% e bifes aumentaram 5%.
Em contraste, produtos diretamente implicados no escândalo da carne de cavalo continuaram caindo, com as vendas de hambúrguer de carne bovina caindo 43% e as vendas de refeições resfriadas prontas caindo 18% no mesmo período.
De acordo com o diretor do EBLEX, organização que representa o setor de carne bovina e ovina do Reino Unido, Nick Allen, os cortes usados como ingredientes de refeições feitas em casa apresentaram bom desempenho após vários meses de declínio. Isso indica que os consumidores estão preparando mais refeições, ao invés de comprar refeições prontas, o que é muito encorajador para o setor de carne bovina e de cordeiro.
Allen afirma que, embora o escândalo da carne de cavalo tenha afetado a indústria, se os consumidores estão comprando carne bovina fresca de qualidade garantida, eles têm uma nova garantia da proveniência e da rastreabilidade. O legado duradouro disso é que as pessoas continuem preparando mais refeições em casa ao invés de comprar refeições prontas.
Os dados são do site do EBLEX (www.eblex.org.uk), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.