Animais serão encaminhados para abate sanitário no RS
10 de julho de 2001
Seminário em SC causa polêmica
12 de julho de 2001

Representante da UE avalia abertura de mercado

O ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, reúne-se hoje em Brasília com o comissário de Comércio da União Européia (UE), Pascal Lamy, para defender a abertura de mercado europeu aos produtos agropecuários brasileiros, especialmente às carnes. O ministro também reafirmará a necessidade de estabelecer um acordo de equivalência sanitária entre o Mercosul e UE.

Os subsídios concedidos pela UE à agricultura será outro ponto questionado pelo ministro. “A persistência de políticas de subsídios ao produtor e às exportações em diversos setores protegidos no continente europeu restringe o acesso de produtos do agronegócio brasileiro, como açúcar, carnes bovina, suína e de frango. Pode ainda representar concorrência desleal em terceiros mercados, onde as subvenções européias acabam prejudicando a competitividade dos produtos agropecuários do Brasil.”

O sistema de cotas, picos tarifários e direitos variáveis, além das crescentes restrições sanitárias são barreiras que, na opinião do ministro, prejudicam as relações comerciais com a UE e precisam ser superadas. “A remoção desses entraves se constitui no desafio para as negociações com vistas ao livre comércio entre o Mercosul e a União Européia, que começa pelo estabelecimento de um acordo de equivalência sanitária.”

fonte: Larissa Rodrigues, para o BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress