O jornalista do site TechCrunch.com, Stefan Etienne, foi convidado para ver o chef de cozinha, personalidade e proprietário dos restaurantes Momofuku, David Chang, preparar um “hambúrguer feito de plantas”.
A Impossible Foods, do Patrick Brown – que foi professor de bioquímica por 25 anos em Stanford – dedicou US$ 80 milhões em pesquisa por mais de cinco anos para desenvolver um hambúrguer vegetal que “sangra” como carne, sem conservantes.
Além de ter um sabor e se comportar como um hambúrguer de carne de verdade quando manipulado, o custo ao consumidor não é maior do que o hambúrguer orgânico de carne bovina encontrado na Whole Foods ou na Trader Joe’s. Brown tem planos de tornar o produto mais acessível, no mesmo preço do hambúrguer de carne vendido nos supermercados, mas isso somente será possível com o sucesso da marca e, é claro, com a aceitação do produto por parte dos consumidores.
“Até agora, nada se aproxima mais de consumir um hambúrguer de verdade do que esse, feito de plantas”, disse Etienne. Ele disse que diferente da noção de que se está consumindo um hambúrguer vegetal dentro de dois pães, o que se sente ao consumir é de algo quente, marrom e com textura esperada para uma carne bovina de verdade. “Isso é parcialmente graças à descoberta de uma molécula chamada ‘heme’, que dá aparência de carne de verdade e que é mais prevalente em animais do que em plantas”.
O hambúrguer de pouco mais de 100 gramas é firme e tem sabor suficiente para substituir um peça de carne bovina sem tempero, preparada bem passada. Os consumidores podem requerer um hambúrguer mais espesso, preparado mal passado, ao ponto, bem passado, etc.
A maioria dos ingredientes, como proteínas da batata, goma xantana usada para textura, água, proteína do trigo texturizada, óleo de coco e outros “sabores naturais” podem ser encontrados em muitas cozinhas de chefs profissionais. Assim, o produto não é feito de nada escandaloso e tem mais proteínas para menos calorias do que a carne bovina tradicional, de acordo com Brown e colaboradores.
De acordo com Chang, a carne do Impossible Burger é manipulada exatamente como outras carnes perecíveis: é enviada refrigerada e descarregada da planta de produção para o Nishi, em Nova York, sendo, então, manipulada com cuidado. O produto pode ser congelado e depois cozido e consumido.
Chang deu sua aprovação, adicionando sua própria versão do Impossible Burger ao cardápio de Nishi. O hambúrguer vegetal estará disponível a partir dessa semana por US$ 12 com fritas.
Fonte: TechCrunch.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
Veja mais sobre o Impossible Burger:
O melhor hambúrguer vegetariano do mundo tem gosto de carne
Saiba mais sobre o hambúrguer vegetal que “sangra” como carne e que atraiu o interesse do Google