Técnico americano considera desleal atitude do Canadá
14 de fevereiro de 2001
Europa perderá cerca de 800 mil toneladas de carne
16 de fevereiro de 2001

Rumores apontam possível volta da aftosa à Argentina

Uma denúncia do ex-diretor do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), da Secretaria de Agricultura da Argentina, Bernardo Cane, indica o surgimento de um novo foco de febre aftosa no país. Segundo ele, há informações, não oficiais, de que pecuaristas das províncias de Santa Fé, Córdoba e Entre Ríos estariam vacinando seus rebanhos, inclusive com vacinas distribuídas pelo próprio Senasa.

Já foi anunciada a intenção do governo de criar um novo programa preventivo para o controle do vírus. “O programa será alinhavado com os órgãos sanitários de EUA, Canadá e União Européia antes de ser apresentado”, afirmou Victor Machinea, presidente do Senasa.

O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, José Hermeto Hoffmann, acredita que as autoridades argentinas não relatam a real condição sanitária do rebanho. Foi ele, inclusive, que implantou oito barreiras sanitárias nas entradas que ligam a Argentina ao estado, no mês de janeiro. Como o movimento dos argentinos às praias brasileiras é muito grande nesta época, todos carros antes de ingressar em território nacional, passavam por uma vigorosa vistoria além de serem sanitarizados.

fonte: Gazeta Mercantil, Correio do Povo/RS e Valor Online, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress