Novas regras permitem avanço na desburocratização da fiscalização da importação de produtos agropecuários
23 de setembro de 2020
Marfrig entra em lista global de empresas com metas de redução de emissões
23 de setembro de 2020

Seca no rio Paraguai continua a prejudicar transporte de grãos

A seca no Rio Paraguai, que é percebida no Brasil, atinge mais fortemente a extensão do rio no país vizinho e tem exigido que as transportadoras reduzam para entre 20% e 30% do volume normal a carga de grãos em cada barcaça. 

“Há degraus que mal chegam a 3 metros de profundidade no rio, e isso dificulta a passagem de navios com soja e milho”, disse Juan Carlos Muñoz, vice-presidente do Centro de Armadores Fluviais do Paraguai, à rádio La Unión.

Na capital do país, Assunção, a água baixou 3 centímetros ontem e ficou em apenas 0,06 metros, segundo o jornal ABC Nacionales, citando dados do departamento de hidrologia do país. Em Villeta, o nível do rio estava em 0,2 metros ontem, 3 centímetros menos que no domingo. 

O problema é que as perspectivas não são animadoras e afligem os exportadores paraguaios. “As previsões não são animadoras. Está chovendo no sul, mas de forma escassa. Espero que seja útil para a semeadura, porque é o momento em que começa a ser plantada a soja, nosso principal produto de exportação”, completou Muñoz à rádio. 

As previsões indicam chuvas no leito e extensão do rio apenas a partir de outubro. 

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress