O uso de subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos é uma maneira eficiente de se conseguir diminuir os custos de produção na bovinocultura de corte, melhorando a rentabilidade do sistema. Vale lembrar que, além de manter os níveis zootécnicos, o uso de subprodutos na nutrição de bovinos de corte não pode interferir na qualidade das carcaças produzidas. A maioria dos resíduos agroindustriais são utilizados nas dietas de bovinos em substituição à porção de concentrados da dieta, já o resíduo industrial do abacaxi possibilita a substituição da porção volumosa, assim como os resíduos da industrialização de palmito e milho verde.
A silagem do resíduo industrial de abacaxi apresenta variações na sua composição bromatológica dependendo do produto industrializado, podendo apresentar diferentes proporções de partes da planta ou do fruto. A tabela 1 apresenta a composição bromatológica de resíduos da planta e da indústria de conserva.
Tabela 1. Composição química de resíduos da planta e da indústria de conserva.
Prado et al., (2003) avaliou o ganho de peso, consumo e conversão alimentar, peso e rendimento de carcaça, gordura de cobertura e área de olho de lombo de bovinos de corte alimentados com quatro níveis de substituição da silagem de milho (0, 20 , 40 e 60%) pela silagem de resíduos industriais de abacaxi. Foram utilizados animais 1/2 Angus x Nelore, inteiros, com aproximadamente 20 meses de idade e peso vivo médio de 328 kg. A ração utilizada era composta de 44% de concentrado e 56% volumoso, com 0 (T0), 20 (T20), 40 (T40) e 60% (T60) de substituição da silagem de milho por silagem de resíduo industrial de abacaxi. A porcentagem dos ingredientes e a composição química das dietas experimentais estão descritas na tabela 3.
Tabela 2. Composição química dos ingredientes da dieta
A substituição da silagem de milho por silagem de resíduo industrial de abacaxi não interferiu no peso final, ganho médio diário (GMD), ingestão de proteína bruta (IPB), ingestão de energia bruta (IEB), ingestão de fibra em detergente neutro (IFDN), conversão alimentar (CA), peso de carcaça quente (PCQ) e rendimento de carcaça (RC) (tabela 4). Já a ingestão total de matéria seca (IMS), ingestão de matéria orgânica (IMO), ingestão de MS em relação ao peso vivo (IMS/PV) e energia metabolizável (IEM) reduziram de forma linear em relação à inclusão de silagem de resíduo de abacaxi (tabela 4). Os valores mais baixos de IMS, IMO, IMS/PV pode ser explicados pela menor quantidade de MS da silagem do resíduo industrial de abacaxi. Já a não ocorrência de queda de ingestão de PB, EB e FDN, pode ser explicado pelo fato desses valores serem mais elevados na silagem de resíduo de abacaxi.
Em relação às características de carcaça, não foram observadas diferenças para PCQ, RC, espessura de gordura subcutânea (EG) e área de olho de lombo (AOL) entre os 4 tratamentos (tabela 4).
Tabela 4. Peso vivo inicial, final, GMD, IPB, IFDN, IEB, CA, PC, RC, EG e AOL.
Referências bibliográficas
MULLER, Z.O. Feeding potential of pineapple waste for cattle. World Animal Review, v. 25, p. 25-29, 1978.
PRADO, I.N.; LALLO, F.H.; ZEOULA, L.M.; NETO, S.F.C.; NASCIMENTO, W.G.; MARQUES, J.A. Níveis de substituição de milho pela silagem de resíduo industrial de abacaxi sobre o desempenho de bovinos confinados. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, v. 32, p. 737-744, 2003.
7 Comments
Olá, parabéns pelo trabalho!
Será que você poderia dar detalhes de como você preparou a silagem com resíduo de abacaxi?
Desde já agradeço.
Olá Dr André.Gostaria de saber quais são os procedimentos para realizar uma silagem de resíduos de abacaxi? necessito misturar outro volumoso, ou posso realizar só de abacaxi?
Desde já agradeço pela atenção
Olá Dr André.Gostaria de saber quais são os procedimentos para realizar uma silagem de resíduos de abacaxi? necessito misturar outro volumoso, ou posso realizar só de abacaxi?
Desde já agradeço pela atenção
Prezada Acaína Kiss,
A silagem de resíduos de abacaxi é feita através da disposição desses resíduos picados em silos trincheira ou de superfície, com leve compactação. Não se faz necessário a compactação com máquinas (trator), pelo fato da boa acomodação desse material.
Forte abraço.
Prezado Marcelo,
Os subpordutos da industrialização do abacaxi são compostos por pedaços de diferentes tamanhos da própria fruta. Esses devem ser picados em 2-3 cm para homogenização e melhor compactação. Em condições normais de conservação, não foram observados problemas de palatabilidade.
Forte abraço.
Seu artigo foi muito bom para minha pesquisa abrigada!
Olá André,
Muito interessante o seu trabalho. Eu vou trabalhar com o abacaxi no meu doutorado, e vou precisar da silagem do resíduo do abacaxi. Você sabe me informar algum lugar que eu possa comprar essa silagem? Eu moro em Bauru/SP, mas pode ser fora de São Paulo também. Aguardo um retorno. Muito obrigado.