Confiança do agronegócio cai no 1º trimestre, aponta Fiesp
24 de maio de 2016
Mercado de reposição do MT apresentar valorizações em suas cotações
24 de maio de 2016

Software mede sustentabilidade em fazendas pantaneiras

Há um ano, a Embrapa vem avaliando o impacto da atividade pecuária em propriedades localizadas no Pantanal sul mato-grossense. O trabalho é feito com o software Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) que, por meio de diferentes indicadores, avalia o grau de sustentabilidade de cada fazenda, como a manutenção da biodiversidade, conservação dos recursos hídricos, pastagens, manejo e bem-estar animal, além de aspectos financeiros e sociais.

Coordenadora do projeto, Sandra Santos destaca que, além de apontar os danos causados e melhorias a serem implementadas pelo setor, o programa visa contribuir com a quantificação da produção sustentável no bioma.

Por este motivo o sistema deve receber adequações. Uma delas garantindo a inclusão da avaliação de serviços ambientais prestados por cada fazenda. Para garantir uma maior eficácia da ferramenta, pesquisadores também avaliam outras alterações no software. Uma delas é a inclusão, no campo financeiro, de um indicador que aborde a diversificação de atividades nas propriedades, já que nem todas trabalham apenas com pecuária.

Fonte: Acrimat, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress