Atacado –27-08-2015
27 de agosto de 2015
Relatório que informa sobre contaminação de carne moída nos EUA confunde consumidores, diz indústria
28 de agosto de 2015

Somente produzir mais alimentos não ajudará a alimentar o mundo

A visão do Banco Mundial de que será necessário produzir 50% mais alimentos até 2050 para alimentar 9 bilhões de pessoas, enquanto se encontra uma forma de reduzir as emissões de carbono da agricultura ao mesmo tempo ignora um fato muito simples: já produzimos alimento suficiente para alimentar 10 bilhões de pessoas, de acordo com a instituição de caridade internacional, Christian Aid. Porém, uma combinação de perdas no armazenamento após a colheita, excesso de consumo e desperdício significam que cerca de 800 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento estão subnutridas.

A reposta, então, está em aumentar a resiliência climática da agricultura de forma a reverter a degradação ambiental, enquanto também torna a produção mais eficiente. Os pequenos produtores e pecuaristas, que são responsáveis por 60% da terra agrícola e produzem 50% dos alimentos do planeta, devem ser centrais nessa agenda. O tipo de suporte que eles precisam inclui aconselhamento sobre manejo e teste do solo, previsões climáticas confiáveis e desenvolvimento de seus próprios processos de cultivo e criação de animais.

Para os produtores investirem em resiliência, precisam garantir a posse da terra, especialmente quando participam de sistemas comunitários de posse. Acordos com grandes compradores estrangeiros de terra alcançaram 55 milhões de hectares – o que reduz a confiança dos produtores sobre a necessidade de investir localmente.

Fonte: The Guardian, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress