Mercados Futuros – 29/05/08
29 de maio de 2008
Adubação com nitrogênio pode ser reduzida ao longo dos anos
2 de junho de 2008

Supermercados vêem vendas caírem com alta dos preços

Com um aumento de 2,44% na cesta formada por 35 produtos avaliados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), saltando de R$ 232,62 em março para R$ 238,29 em abril, os supermercados já sentiram o reflexo negativo nas vendas. "É um salto grande para a quantidade de produtos que avaliamos", comentou o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Com um aumento de 2,44% na cesta formada por 35 produtos avaliados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), saltando de R$ 232,62 em março para R$ 238,29 em abril, os supermercados já sentiram o reflexo negativo nas vendas. “É um salto grande para a quantidade de produtos que avaliamos”, comentou o presidente da Abras, Sussumu Honda.

E essa elevação, resultante da alta do preço dos alimentos, está deixando os carrinhos mais vazios. Apesar de ainda não haver um balanço do volume de vendas no ano, Honda disse que os supermercadistas já percebem redução na quantidade de produtos vendidos em relação a 2007, quando as compras aumentaram 3%.

Quando os preços sobem e a renda não acompanha, o primeiro movimento do consumidor é “dar um passo atrás em termos de qualidade”, comentou Sergio Lepsch, do Provar (Programa de Desenvolvimento do Varejo da FIA).

Segundo a Abras, a maior redução vem ocorrendo na classe C, que vem diminuindo a compra até de itens essenciais. “O mesmo grupo sócio-econômico que fez crescer o volume, agora começa a sentir, a ser punido, porque é o que dedica maior parte do orçamento para esses produtos [os alimentos]”, observou, lembrando que o segmento gasta cerca de 30% da renda com alimentos e é responsável por aproximadamente 70% das vendas do setor.

As informações são de Simone Cunha, da Folha de S.Paulo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress