Coréia tem primeiro caso suspeito de vaca louca
1 de fevereiro de 2001
Índices reprodutivos em gado de corte
4 de fevereiro de 2001

Suplementação, rotação de pastagens e confinamento, associação de estratégias na produção de carne

Marcelo de Queiroz Manella1 e Celso Boin2

As estratégias de suplementação a pasto, discutidas nos radares anteriores, otimizam a produção de carne, quer pela maior rotatividade no ciclo, ou pela maior produtividade animal por unidade de área. A associação de diferentes estratégias dentro de um sistema de produção colaboram para melhora na eficiência e lucratividade do mesmo, estratégia esta que já é adotada por algumas propriedades.

No contexto de aumentar a rotatividade e produção, sistema semi-intensivo de produção de carne foi sugerido por grupo de pesquisadores da EMBRAPA Campo Grande, MS. Os objetivos do sistema foi de produzir 100kg de equivalente carcaça/ha/ano de bovinos Nelore abatidos com 450kg de peso vivo aos dois anos de idade (Vieira et al 2000).

O trabalho foi desenvolvido durante três anos (1997a 1999(dados parciais)) na região Centro Oeste. Os animais eram desmamados aos 6-7 meses de idade, pesando 180kg. Após a desmama os machos eram alocados em pastos de Brachiaria brizantha (28ha) durante o primeiro período seco, onde recebiam complementação alimentar protéico-energético de farelo de soja e milho, na base de 1% do peso vivo. No início das águas os animais (machos e fêmeas) eram transferidos para área de “Tanzânia”(14ha), que após implantação, recebia adubação de cobertura anual com 100kg de uréia por ha. A área de Tanzânia foi subdividida em duas sub-áreas, e cada uma em seis pastos com cerca elétrica, para pastejo rotacionado. Durante a segunda seca os machos eram confinados, e abatidos ao atingirem 450kg. Os animais não foram castrados.

Na tabela 1 estão dispostos os ganhos médios dos animais durante o primeiro período seco e o período das águas, e na tabela 2 os resultados dos dois anos de confinamento dos animais.

Tabela-1: Desempenho de animais na recria

Tabela 1

Tabela-2: Terminação dos machos

Tabela 2

É possível observar que a associação da suplementação, rotação de pastagem e confinamento possibilitou o abate de bovinos nelore com 2 anos de idade, com acabamento adequado. Os autores descrevem que apesar das fêmeas não terem recebido suplementação, o peso médio ao final do período das águas foi de 283kg, sendo considerado ideal para o início da fase reprodutiva.

Segundo os autores com a implantação do sistema possibilita em aumentar a eficiência biológica de bovinos Nelore na região Centro Oeste. A importância da seleção de matrizes de qualidade, associado a práticas agronômicas adequadas para produção de forragem de boa qualidade em quantidade, além da suplementação no pasto e terminação em confinamento, se interagiram para a obtenção dos resultados.

Comentários BeefPoint: A integração das técnicas foram positivas para produção de carne de boa qualidade, e a curto prazo. Entretanto, estudos econômicos que viabilizam este sistema devem ser considerados nas diferentes regiões de pecuária de corte. O acompanhamento técnico parece ser imprescindível, uma vez que cada uma das etapas devem ser adaptadas para a propriedade em questão.

__________________________________________________________
1. Doutorando, Ciência Animal e Pastagens, ESALQ/USP
2. Eng. Agr., PhD, Prof. Convidado, ESALQ/USP, Consultor

Fonte: VIEIRA, A.; CORRÊA, E.; CEZAR, I. M. Sistema semi-intensivo de produção de carne de bovinos nelores no centro-oeste. 2-Recria e terminação(1997-1999). XXXVII REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA (Anais, CD-Room), Viçosa, MG. 2000.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress