Relatório sobre a Agência Canadense de Identificação de Bovinos
26 de agosto de 2002
MT tem saldo de US$ 731,4 mi no ano
28 de agosto de 2002

Tangará, do MT, investe em carne orgânica

O frigorífico Tangará, de Tangará da Serra (MT), faz hoje o primeiro abate de gado bovino criado sob manejo orgânico no Estado. Serão abatidos 500 animais criados na fazenda São Marcelo, também localizada em Tangará da Serra, propriedade do grupo francês Carrefour.

Segundo o gerente-comercial do Tangará, Ricardo Simões, os destinos da carne proveniente do boi orgânico são países como Inglaterra, Holanda e Alemanha, para onde o frigorífico já exporta carne bovina convencional.

Ele explicou que o abate é experimental e servirá para o frigorífico avaliar o desempenho da carne orgânica, principalmente na desossa. A partir dessa avaliação, será montada a programação de abate. A previsão, segundo Simões, é abater 4,5 mil animais até o fim do ano.

O Instituto Biodinâmico (IBD) certifica a produção orgânica na fazenda São Marcelo e também o abate no Tangará. Além do Carrefour, o Tangará também se aliou à Braspelco na produção orgânica. O curtume, localizado em Minas Gerais, vai adquirir os couros dos animais e pretende usá-los na produção de couro para vestuário. A expectativa, diz o diretor de matérias-primas da Braspelco, José Humberto Oliveira, é de um couro com fibras mais macias por conta do manejo orgânico.

Fonte: Valor On Line (por Alda do Amaral Rocha), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress