O cargo administrativo nas propriedades rurais está intimamente ligado à tomada de decisões, que freqüentemente são de grande importância, vitais para o sucesso do negócio. Há necessidade de dados bem coletados e de informações precisas que subsidiem e contribuam para que esta função seja bem realizada.
A contabilidade gerencial é o grande instrumento capaz de auxiliar o administrador a tomar decisões. Ela coleta todos os dados econômicos, mensura monetariamente, registra e sumariza na forma de relatórios capazes de dar uma visão gerencial ao administrador.
O Balanço Patrimonial sintetiza toda a contabilidade e nos dá respaldo para a elaboração das análises que conduzem a administração do negócio. Ele deve acontecer no encerramento do exercício social e reflete aquele momento estático.
Nós produtores rurais somos “bombardeados” constantemente com planos de contabilidade, balanços, análises e índices que não nos dão uma leitura clara dos acontecimentos. É iminente a necessidade de simplificar este processo de modo que a visualização dos nossos negócios seja fácil.
Muitas propriedades têm utilizado, com recomendação da Central do Cálculo Consultoria Ltda., a separação de suas atividades em:
– Sistema Produtivo: Composto pela atividade produtiva como é o caso da pecuária de corte.
– Sistema Imobiliário: Composto pelo bem imobiliário – a fazenda.
Desta maneira pode-se visualizar o sistema produtivo pecuário de forma isolada, não sendo penalizado pelo alto custo das propriedades em algumas regiões. Ex.:Uma propriedade rural na região de Ribeirão Preto -SP, onde o valor da terra é alto, pode exercer a pecuária de corte como sistema produtivo eficiente e lucrativo. O sistema imobiliário deste produtor pode ser ineficiente por não garantir rentabilidade compatível com o valor do imóvel. A decisão de fazer pecuária de corte neste imóvel deve se restringir apenas ao imobiliário.
O inverso também é verdadeiro, o sistema produtivo pecuário não deve ser beneficiado pelo baixo custo imobiliário em certas regiões.
Devemos saber com exatidão a diferença entre rentabilidade e lucratividade.
– Rentabilidade é a forma de se avaliar o lucro obtido em uma atividade produtiva em relação ao capital investido para o desenvolvimento dessa atividade. Apresenta quanto uma atividade produtiva remunera o capital nela investido. No exemplo citado, é o valor da receita com o aluguel dos pastos para a pecuária de corte, descontado as manutenções sobre o valor da terra.
– Lucratividade é a medida de quanto à produção deixa de resultado, após ser descontado o valor dos custos para a sua produção. É o valor bruto da produção V.B.P. (quantidade de arrobas produzidas no ano, multiplicadas pelo valor médio obtido nas vendas no ano), descontados os custos desembolsados acrescidos das depreciações.
Embora estejam interligados, uma atividade pode apresentar boa lucratividade embora não tenha rentabilidade.
Devemos manter, no curto prazo, o enfoque na lucratividade para que a atividade sobreviva, embora constantemente devemos estar monitorando a rentabilidade.