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Tyson Foods anuncia compra de empresas no Brasil

Depois de fracassos na tentativa de iniciar operações no Brasil, o último foi a perda da compra da Pena Branca para o frigorífico brasileiro Marfrig no começo deste ano, a americana Tyson Foods, maior processadora de carnes do mundo, finalmente anuncia sua entrada no país.

Depois de fracassos na tentativa de iniciar operações no Brasil, o último foi a perda da compra da Pena Branca para o frigorífico brasileiro Marfrig no começo deste ano, a americana Tyson Foods, maior processadora de carnes do mundo, finalmente anuncia sua entrada no país.

A Tyson Foods já ensaiou a estréia no Brasil algumas vezes. O mercado é estratégico para o grupo, que hoje faz um grande esforço de internacionalização. As operações no exterior geraram US$ 3,8 bilhões do seu faturamento de US$ 26,9 bilhões no ano passado. Só a China, onde a Tyson anunciou em setembro a sua terceira joint venture, era responsável por quase 10% desse resultado.

A produção será destinada à exportação, principalmente para os países da Europa. Para se ter uma idéia, a Pena Branca, que foi alvo da Tyson Foods, abate hoje 280 mil aves e exporta 60% da produção.

No ano passado, quando anunciou que negociava com uma empresa avícola no Brasil, a Tyson Foods informou que os investimentos fora dos Estados Unidos faziam parte de uma estratégia de crescimento das vendas anuais dos atuais US$ 3,8 bilhões para US$ 5 bilhões até 2010.

A produção de frango nos EUA tem enfrentado um problema de custo que vem se agravando nos últimos anos. A demanda americana por etanol, produzido lá a partir do milho, elevou a concorrência pelo grão e, em conseqüência, os preços.

A perspectiva da entrada da gigante Tyson Foods no mercado brasileiro foi uma das razões centrais para a Sadia tentar adquirir a Perdigão, em 2006 – mas a oferta de R$ 3,88 bilhões foi rejeitada.

A matéria é de Ricardo Grinbaum, publicada no jornal O Estado de S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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