Mercados Futuros – 25/06/07
25 de junho de 2007
Encontro reúne criadores participantes do Centro de Performance Lagoa
27 de junho de 2007

UE define exatamente o que é carne de vitelo

A União Européia (UE) agora definiu exatamente o que é carne de vitelo na Europa. Após solicitar as opiniões de milhares de consumidores europeus, os ministérios da Agricultura do bloco concordaram com novas regras, dizendo que somente carne de animais com menos de oito meses de idade pode ser vendida como vitelo. As novas regras da UE também serão aplicadas à carne importada de países de fora do bloco.

Reportagem da agência Reuters informou que a União Européia (UE) agora definiu exatamente o que é carne de vitelo na Europa. Após solicitar as opiniões de milhares de consumidores europeus, os ministérios da Agricultura do bloco concordaram com novas regras, dizendo que somente carne de animais com menos de oito meses de idade pode ser vendida como vitelo.

“Em um país, se você compra vitelo com carne vermelha e, em outro, com carne branca”, disse um oficial da Comissão Européia. “E existe um preço premium para a carne branca, de forma que é injusto para eles. Agora, o consumidor sabe o que está comprando”.

A UE produz cerca de 800.000 toneladas de carne de vitelo por ano. França, Itália e Holanda são de longe as maiores fontes do bloco, com a França sozinha fornecendo 30% da produção da UE. A França e a Itália são os maiores consumidores do bloco e são responsáveis por cerca de 70% do consumo na Europa.

Agora, os animais com menos de oito meses de idade serão marcados com a letra “X” no abatedouro e sua carne rotulada como “vitelo”. Se o animal tiver de oito meses a 12 meses, será marcado com a letra “Y” e a carne será rotulada como “carne bovina”. A idade do animal ao abate precisará ser indicada no rótulo da embalagem. As novas regras da UE também serão aplicadas à carne importada de países de fora do bloco.

A UE tem dois sistemas principais de criação de animais para produção de carne de vitelo. Em um deles os animais são alimentados principalmente com leite e produtos lácteos e abatidos antes de oito meses. No outro tipo, os animais são alimentados quase que exclusivamente com cereais – principalmente milho, suplementado com outros alimentos – e abatidos aos 10 meses de idade ou mais.

Enquanto o primeiro tipo de produção existe em quase todos os países da UE, o segundo foi desenvolvido somente em poucos membros, principalmente Dinamarca, Espanha e Holanda. Atualmente, a carne produzida pelos dois sistemas geralmente é comercializada sob a denominação de “vitelo”, e não há referência sobre o alimento usado ou a idade do animal ao abate.

Especialistas da Comissão disseram que isso causa uma competição desleal e diferenças de preços entre 2 e 2,50 euros (US$ 2,65 e US$ 3,32) por quilo para carnes produzidas pelos dois sistemas. Alguns especialistas dizem que o verdadeiro vitelo vem de animais não alimentados com grãos e pasto, mas criados principalmente com uma dieta líquida de leite para produzir uma carne tipicamente esbranquiçada.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress