Uma nova regulamentação proposta pela União Europeia (UE) sobre o uso de antibióticos em animais foi recebida com cautela pelos produtores rurais, veterinários clínicos e fornecedores de medicamentos, após o Parlamento Europeu apoiar a lei em 17 de fevereiro. O comitê de saúde pública e segurança alimentar do Parlamento Europeu apoiou medidas designadas a lidar com o crescimento alarmante da resistência antimicrobiana dentro dos animais de produção aos antibacterianos, dentre elas, planos que requerem coleta, compilação e registro de informações precisas sobre quando, por que e como os antibióticos são usados.
As medidas agora incluem a proibição do uso profilático de antibióticos e a criação de uma lista de drogas para uso humano somente. As vendas online de antibióticos e os medicamentos veterinários somente sob prescrição também serão proibidos segundo a nova legislação.
A legislação agora com a emenda irá para a sessão plenária do Parlamento Europeu para aprovação final em março ou abril. As mudanças precisarão ser aprovadas pelo Conselho de Ministros da UE para entrarem em ação.
Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.