A União Europeia (UE) desistiu de propor uma meta de cortes agressivos de gases de efeito estufa após protestos de fazendeiros em diversos países da Europa contra os projetos de transição energética proposta pelo bloco, segundo o “Financial Times” (FT).
A Comissão Europeia deve apresentar nesta terça-feira (6/2) um projeto que visa o estabelecimento de metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa, porém os objetivos do documento devem ser reduzidos ante a resistência de fazendeiros europeus a aceitar as medidas para uma economia mais verde.
O texto que deve ser apresentado amanhã prevê um plano para reduzir em 90% as emissões na UE até 2040, porém a proposta não incluirá mais a meta de redução de 30% das emissões de metano, nitrogênio e outros gases ligados à agricultura, segundo o “FT”.
A mudança acontece após grandes protestos de agricultores na França, Alemanha, Bélgica e Itália, em alguns casos com bloqueios de vias importantes dos países exigindo intervenção policial.
As metas para 2040 da UE visa garantir que o bloco tenha um caminho para reduzir fortemente as emissões nos próximos anos para que em 2050 os países-membros se tornem neutros na emissão de gases de efeito estufa.
Fonte: Globo Rural.