Reposição Fêmea Nelore – 04/12/07
4 de dezembro de 2007
Escalas mais longas, frigoríficos tentam recuar preços
6 de dezembro de 2007

UE relaxa medidas contra aftosa no Reino Unido e Chipre

Os especialistas europeus do Comitê Permanente da Cadeia Alimentar e de Segurança Animal aceitaram hoje a proposta da Comissão Européia para relaxar as medidas que o Reino Unido e o Chipre adotaram para frear seus respectivos focos de febre aftosa devido à ausência de novos casos.

Os especialistas europeus do Comitê Permanente da Cadeia Alimentar e de Segurança Animal aceitaram hoje a proposta da Comissão Européia para relaxar as medidas que o Reino Unido e o Chipre adotaram para frear seus respectivos focos de febre aftosa devido à ausência de novos casos, segundo o Europa Press.

Segundo informou Bruxelas em um comunicado, o efeito desta decisão em Chipre é que se restaurará o comércio em quase toda a ilha de suínos e carne suína, ainda que se mantenham as restrições para outros animais, enquanto que no Reino Unido se autorizarão as exportações de carne, com exceção das provenientes do condado de Surrey onde se detectou a doença em setembro.

O Comitê Permanente concordou em revisar as medidas fitossanitárias considerando que “não houve focos recentes” em nenhum destes países.

No Reino Unido, com exceção do condado de Surrey, o país recebeu a condição de “livre de febre aftosa” de forma que já não se aplicarão as restrições de movimento e os produtos de carne poderão ser comercializados livremente, somente com algumas análises preventivas.

Todas as medidas britânicas expirarão em 31 de dezembro se não for registrado nenhum novo foco.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress