EUA: Tyson avança com programa de auditoria de bem-estar animal FarmCheck
13 de fevereiro de 2014
Rússia libera exportações de dois frigoríficos de bovinos [MAPA]
13 de fevereiro de 2014

Uma história de sucesso: “Sem fertilizante, não haveria agricultura” – Fernando Penteado Cardoso [Vídeo]

Conheça a história do fundador da Manah, Fernando Penteado Cardoso, que foi o principal responsável pela popularização dos fertilizantes no país. Amigo de Norman Bourlaug, pai da primeira Revolução Verde, o agrônomo contribuiu para o aumento da produtividade em diversas culturas no Brasil.

Com objetivo de homenagear aqueles que modernizaram o agronegócio brasileiro, o Projeto Revolução Verde produziu uma série de vídeos que contam a história da revolução na agricultura e também a trajetória de personalidades que incansavelmente contribuíram com essa história.

Nos últimos 40 anos, usando ciência e inovação, o Brasil se transformou de importador em um dos maiores exportadores de alimentos, preservando mais de 60% de suas florestas nativas. Neste filme você vai conhecer alguns dos heróis que lideraram essa incrível conquista, junto com milhões de produtores rurais e profissionais em todo o Brasil.

Fundador da Manah, Fernando Penteado Cardoso foi o principal responsável pela popularização dos fertilizantes no país. Amigo de Norman Bourlaug, pai da primeira Revolução Verde, o agrônomo contribuiu para o aumento da produtividade em diversas culturas no Brasil.

Após a transferência do controle acionário da Manah, sua família destinou recursos para uma Fundação que desse continuidade à ação da empresa de financiar pesquisas agrícolas bem como a divulgação dos resultados a técnicos e a produtores.

Foi presidente executivo da Fundação Agrisus por 10 anos e, agora, colabora na análise dos projetos e  aconselhando sobre investimentos do patrimônio inicialmente doado pelos fundadores.

O afastamento se justifica face ao horizonte realista dos privilegiados que chegam aos 99 anos com razoável saúde física e mental.

Após as mais variadas atividades agropecuárias, seja no cerrado, na floresta da Amazônia e na mata atlântica do Norte do Paraná, em terras tanto pobres como super  férteis, Fernando Cardoso limita-se hoje a uma propriedade em Mogi Mirim/SP. Uma fazendola em terra roxa muito fértil de início, aberta para cafeeiros lá pelos anos 1880. O solo degradou-se no correr do tempo por erosão e exaustão.

Após anos e anos de recuperação e variadas culturas, dedica-se hoje a cultura de cana no sistema de plantio direto e a criação de animais da raça Nelore, para venda de bezerros de corte, com observações sobre temperamento e antecipação da puberdade das novilhas.

Assista abaixo o vídeo de Fernando Penteado e conheça mais a sua história:

Assista vídeo relacionado:

Uma história de sucesso: “A revolução dos 3 mil cientistas” – Eliseu Alves [Vídeo]

Fonte: Projeto Revolução Verde, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress