A União Européia (UE) destinou US$ 10,3 milhões para uma campanha de 12 meses, que terá início em setembro, numa tentativa de recuperação do consumo de carne bovina na Europa. Estimado em cerca de 1,5 milhão de toneladas, o mercado de carne bovina desmoronou devido à epidemia de encefalopatia espongiforme bovina, ou doença da ‘vaca louca’, que gerou desconfiança entre os consumidores sobre a segurança da carne bovina e de seus produtos.
O principal enfoque da campanha será o de reassegurar aos consumidores que a carne bovina é um alimento seguro. As organizações das indústrias de carne serão financiadas para operarem em uma série de esquemas visando informar aos consumidores sobre as medidas de segurança alimentar que estão sendo colocadas em prática. Além disso, a campanha enfatizará os benefícios nutricionais da carne bovina.
Grande parte desse financiamento será fornecida pelas organizações internacionais, sendo que 60% será financiado pela União Européia. Essas campanhas terão que competir com as informações crescentes sobre casos da nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (nvCJD), verão humana da doença da ‘vaca louca’, particularmente no Reino Unido e na França, além de alguns alertas de cientistas que não descartaram a possibilidade dessa doença resultar em uma epidemia.
fonte: Meat & Poultry, adaptado por Equipe BeefPoint