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Uruguai foi autorizado a exportar carne bovina congelada para as Filipinas

No âmbito da estratégia de inserção internacional definida por esta administração, que prioriza os mercados do Sudeste Asiático, o Uruguai comemora a aprovação do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a exportação de carne bovina congelada com e sem osso e miudezas para o mercado filipino. Esta conquista conclui um processo iniciado em 2022 e reafirma o compromisso do país na abertura de novos destinos comerciais.

Esta nova meta alcançada é resultado de um trabalho conjunto entre o Ministério das Relações Exteriores e o MGAP.

As Filipinas, com mais de 118 milhões de habitantes, estão posicionadas entre os 20 maiores importadores de carne bovina do mundo e constituem um mercado estratégico para os produtos uruguaios.

O processo de autorização teve início em setembro de 2022, quando o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) apresentou o questionário de análise de risco país e os formulários de credenciamento dos estabelecimentos interessados. Em julho de 2024, em visita oficial, o Ministro Fernando Mattos, acompanhado pela embaixadora concorrente nas Filipinas Cristina González e outras autoridades, fez uma visita oficial para avançar o processo por meio de reuniões técnicas e políticas importantes para finalizar a autorização.

Entre 22 de julho e 1º de agosto de 2024, uma delegação de 13 inspetores filipinos auditou o sistema de inspeção e produção de carne do Uruguai. Esta avaliação incluiu 22 estabelecimentos, dos quais 21 são matadouros de bovinos (cinco também habilitados para ovinos) e um estabelecimento de desossa, bem como os serviços centrais do MGAP, a Direcção Geral dos Serviços Pecuários, o Sistema Nacional de Informação Pecuária, a fronteira travessias e os serviços de inspeção veterinária do porto de Montevidéu e do aeroporto de Carrasco.

O resultado desta auditoria foi a autorização dos 22 estabelecimentos fiscalizados para exportar carne bovina congelada com e sem osso, bem como miudezas.

Desde o início desta gestão, o Uruguai conseguiu viabilizar 114 produtos em diversos mercados internacionais, graças a um esforço conjunto entre o Itamaraty, o MGAP e institutos público-privados. Este novo marco fortalece a posição do país como fornecedor confiável no comércio global de produtos agrícolas, destacando a sua excelência em qualidade e segurança sanitária.

Fonte: Diplomacia Business.

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