Confira manual de boas práticas de manejo de bezerros, do Grupo Etco
21 de julho de 2014
Medidas minimizam impacto para caso de estomatite em bovinos de MT
22 de julho de 2014

USDA propõe normas mais rígidas para rastreabilidade de carne moída nos EUA

O Serviço de Inspeção de Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (FSIS/USDA) está propondo requerer que todos os fabricantes de produtos de carne bovina moída crua mantenham registros para fornecer uma maior proteção aos consumidores, melhorando a capacidade de rastrear esses produtos.

Atualmente, os estabelecimentos de varejo dos Estados Unidos são solicitados a manter registros que serão “totalmente divulgados em todas as transações envolvidas no negócio”, incluindo notas fiscais, faturas, notas de embarque, e recebimento e envio de documentos. Além disso, precisam ser mantidos registros relacionados ao nome ou descrição do animal, peso líquido do animal, número fora dos contêineres, nome e endereço do comprador ou vendedor do animal e data do envio.

“A falta de informações específicas sobre números de lote do fornecedor, códigos do produto, datas de embalagem das matérias-primas usadas para produzir lotes de carne bovina moída crua e quando e se o equipamento de moagem foi lavado e higienizado tem evitado ou atrasado a identificação por parte do FSIS de negócios que produzem as matérias-primas para produtos que foram positivos, o produto específico responsável pelo surto de alguma doença e, dessa forma, a identificação precisa de outros produtos que podem também estar adulterados”, escreveu a agência na lei proposta.

Se finalizada, os estabelecimentos varejistas, incluindo supermercados e outras lojas de alimentos, mercados de carnes e armazéns e supercentros, que regularmente fazem carne moída através da mistura de cortes de carne bovina de fontes variadas, serão impactados. O USDA disse que esses estabelecimentos varejistas precisarão manter registros claros identificando a fonte, o fornecedor e os nomes de todos os materiais usados no preparo de produtos de carne bovina moída.

A proposta de lei para carne moída está agora disponível para revisão pública no site.

Fonte: USDA, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress