Segundo reportagem publicada no Valor Online, dois ministros alemães renunciaram ontem, numa tentativa de restaurar a confiança dos consumidores no governo. A ministra da Saúde, Andrea Fischer, 40, e o da Agricultura, Karl-Heinz Funke, 54, são acusados de ter administrado mal a crise provocada pela doença da vaca louca.
Fischer, do Partido Verde, disse que renunciava porque os alemães perderam a confiança no seu ministério, mas não aceitou a culpa. “A causa real da crise é a economia agrícola industrializada”, disse em entrevista. “Os interesses financeiros dominam e são postos acima dos interesses dos consumidores.”
Funke, do Partido Social Democrata, do chanceler Gerhard Schröder, é fazendeiro e muitas vezes defendeu os métodos agrícolas modernos. Nos últimos dois anos, seis ministros de Schröder deixaram o governo.
Por meses, o governo insistentemente negou que a Alemanha tivesse a encefalopatia espongiforme bovina ou doença da vaca louca, mas foram descobertos dez casos desde o início de testes, em novembro. O consumo de carne contaminada pode causar uma doença fatal em seres humanos.
fonte: Valor Online