Pecuaristas fazem protesto na França
9 de janeiro de 2001
Canadá voltará a comprar carne bovina Argentina
11 de janeiro de 2001

Vaca louca derruba dois ministros na Alemanha

Segundo reportagem publicada no Valor Online, dois ministros alemães renunciaram ontem, numa tentativa de restaurar a confiança dos consumidores no governo. A ministra da Saúde, Andrea Fischer, 40, e o da Agricultura, Karl-Heinz Funke, 54, são acusados de ter administrado mal a crise provocada pela doença da vaca louca.

Fischer, do Partido Verde, disse que renunciava porque os alemães perderam a confiança no seu ministério, mas não aceitou a culpa. “A causa real da crise é a economia agrícola industrializada”, disse em entrevista. “Os interesses financeiros dominam e são postos acima dos interesses dos consumidores.”

Funke, do Partido Social Democrata, do chanceler Gerhard Schröder, é fazendeiro e muitas vezes defendeu os métodos agrícolas modernos. Nos últimos dois anos, seis ministros de Schröder deixaram o governo.

Por meses, o governo insistentemente negou que a Alemanha tivesse a encefalopatia espongiforme bovina ou doença da vaca louca, mas foram descobertos dez casos desde o início de testes, em novembro. O consumo de carne contaminada pode causar uma doença fatal em seres humanos.

fonte: Valor Online

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress