O jornal Valor Online traz hoje uma reportagem de Alda do Amaral Rocha, que informa que deverão ser necessários de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões para iniciar uma campanha de marketing da carne bovina brasileira na Europa, onde a “vaca louca” afetou a confiança do consumidor. A previsão é de Carlos Brando, da P&A, empresa de consultoria de marketing em agronegócios que esta semana apresentou a exportadores sugestões para promover a carne brasileira.
Ele defende uma campanha de relações públicas para mostrar que o produto é seguro. Isso envolveria a participação do país em feiras e a criação de um selo para identificar a carne no varejo.
Segundo o ministro Pratini de Moraes, os custos da campanha seriam divididos por igual entre governo e exportadores. Ou seriam 40% para governo, 40% para exportadores e 20% para a Apex. A Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (Abiec) defende que o governo fique com os custos da estratégia de marketing. Os frigoríficos ajudariam a custear a operacionalização da campanha.
Por Alda do Amaral Rocha, com a colaboração de Mauro Zanatta, para Valor Online, 11/01/01