A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) pretende apresentar na próxima reunião do Conselho Estadual de Defesa Agropecuária proposta para tornar obrigatória a vacinação contra a brucelose, segundo reportagem publicada hoje na Gazeta Mercantil. Para que essa medida seja aplicada, é preciso alterar a legislação estadual, que não prevê a obrigatoriedade.
O presidente da agência, Reynaldo Soares, acredita que haverá consenso no Conselho, que representa o setor produtivo, o que tornaria mais fácil executar o programa e garantir a melhoria sanitária do rebanho tocantinense. O Ministério da Agricultura desenvolve um programa de combate a essa doença, e dada a complexidade do assunto, ainda estão sendo discutidas as linhas de ação. De qualquer forma, antecipou Soares, o Tocantins quer antecipar algumas medidas que podem ser definidas no âmbito estadual.
O presidente da Adapec explica que, ao tornar a vacina obrigatória, a ação passa a ser vinculada à emissão de Guia de Transporte de Animais (GTA) e qualquer movimentação de rebanho que a propriedade fizer, sobretudo a comercialização de animais, terá que comprovar a vacinação. Quando a movimentação se der em leilões, o proprietário terá que comprovar a inexistência de doenças através de exames de sangue específico.
Paralelo a esse trabalho, a Adapec vai credenciar profissionais, veterinários autônomos, que irão atuar por região. O programa vai gerar uma demanda profissional muito grande, já que todo trabalho de campo, como vacinação e exames de sangue, precisa ser acompanhado por um médico veterinário. Os escritórios regionais, que desenvolverão esse trabalho, também fazem o recadastramento das propriedades rurais do estado, lojas de produtos veterinários e leilões, para atualização de dados.
À medida em que o programa for implementado, a Adapec pensa em expedir um certificado de área livre da brucelose por propriedade, premiando os que já adotaram a vacinação como uma rotina, e também como medida para cercar a doença.
fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint