Mercados Futuros – 26/07/07
26 de julho de 2007
Mercado físico estável, Esalq/BM&F cotado a R$ 62,55/@
30 de julho de 2007

Vendas da Perdigão crescem quase 20% no trimestre

O segundo trimestre da Perdigão foi fechado com crescimento de 29% sobre igual período anterior, com faturamento bruto de R$ 1,8 bilhão. Em volume, o aumento foi de 19,7% em carnes, lácteos e outros processados. No período, a Perdigão investiu R$ 154,4 milhões. O trimestre foi movimentado também com o anúncio do acordo para a aquisição da Plusfood, processadora de aves e bovinos com três plantas na Europa; a compra de um frigorífico de bovinos em Mirassol D´Oeste (MT) e a aquisição de marcas e linhas de produção de margarinas, além de uma parceria estratégica com a Unilever.

O segundo trimestre da Perdigão foi fechado com crescimento de 29% sobre igual período anterior, com faturamento bruto de R$ 1,8 bilhão. Em volume, o aumento foi de 19,7% em carnes, lácteos e outros processados.

As vendas no mercado externo cresceram 29,6% em receita e 13,1% em volume, apesar da valorização do real. Esse desempenho foi proporcionado pelos ajustes de produção e aumento de demanda nos mercados tradicionais.

No mercado interno, as receitas somaram R$ 1 bilhão, um incremento de 28,3%, impulsionado principalmente pelo aquecimento do consumo dos produtos de maior valor agregado e a incorporação integral das atividades de lácteos.

Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, esse conjunto de fatores positivos levou a um ganho efetivo de 5,9 pontos percentuais na margem bruta do trimestre. O lucro bruto chegou a R$ 411,2 milhões, crescimento de 63,3% em relação a igual trimestre do ano anterior.

O lucro líquido totalizou R$ 70,8 milhões, com margem líquida de 4,6%, contra um resultado negativo registrado no segundo trimestre de 2006, em função da conjuntura internacional.

Investimento

No período, a Perdigão investiu R$ 154,4 milhões. Os recursos foram direcionados especialmente ao novo complexo agroindustrial de Mineiros (GO), ampliação de linhas de produção em Rio Verde (GO) e ampliação da produção de aves em Nova Mutum (MT).

O trimestre foi movimentado também com o anúncio do acordo para a aquisição da Plusfood, processadora de aves e bovinos com três plantas na Europa; a compra de um frigorífico de bovinos em Mirassol D´Oeste (MT) e a aquisição de marcas e linhas de produção de margarinas, além de uma parceria estratégica com a Unilever.

Esses novos negócios, que não estão inclusos nos resultados consolidados deste segundo trimestre, poderão agregar em torno de R$ 1,2 bilhão ao faturamento da Perdigão em 2008.

Já as vendas externas somaram R$ 766,8 milhões no trimestre. O volume de carnes exportado chegou a 200.800 toneladas, aumento de 13% em comparação ao período anterior e receitas 29,5% superiores. Os produtos processados também apresentaram expressivo desempenho, com crescimento de 37% em volumes e 48,2% em receitas.

Como resultado do aquecimento da demanda internacional, os preços médios em dólares – FOB – aumentaram 29,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o que permitiu um ganho de margem, fortalecido pela melhoria de mix. Em reais, o preço médio ficou 14,6% superior, com custo médio 4,7% maior.

A queda de 14,4% nas receitas de carnes in natura, estrategicamente redirecionadas ao mercado externo, foi compensada pelo aumento do consumo interno de elaborados/processados, que elevou a receita total de carne em 10,7% e os volumes em 0,7%.

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