Vigília na fronteira com Bolívia e Paraguai será mantida
4 de junho de 2001
Justiça autoriza abates em Alegrete
6 de junho de 2001

Vendas para a Rússia devem ser retomadas

As exportações brasileiras de carnes destinadas à Rússia, devem ser retomadas a partir dessa semana. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Enio Marques, um veterinário do Serviço Sanitário da Rússia permanecerá no Brasil com a finalidade exclusiva de autorizar a certificação sanitária do produto a ser embarcado para o mercado russo.

Para aprovar os certificados brasileiros de inspeção sanitária, a Rússia exigiu que um funcionário do seu serviço veterinário fique no Brasil enquanto houver exportações para aquele país. Enio Marques disse que a cada três meses haverá a substituição, pela Rússia, do funcionário, que terá as suas despesas no Brasil (moradia e diárias) bancadas pela Abiec e Abipecs (Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína). As exportações para a Rússia estavam suspensas desde o dia nove de maio, em decorrência do surgimento de focos de aftosa no Rio Grande do Sul.

A Abiec está solicitando também a interferência do governo brasileiro para resolver problemas decorrentes do retorno da febre aftosa no Rio Grande do Sul com relação às exportações de carnes destinadas à Arábia Saudita, Singapura e China. A Abiec e a Abipecs querem que o Ministério da Agricultura envie uma missão técnica a esses países para prestar esclarecimentos sobre o controle da aftosa.

fonte; Gazeta do Paraná, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress