Presidente da ABNP fala sobre produção de Novilho Precoce
23 de abril de 2004
Pecuária terá aumento de demanda
27 de abril de 2004

Veterinários europeus visitam sistema de produção de bovinos

Uma missão de veterinários da União Européia (UE) chega hoje ao Brasil para avaliar as condições do rebanho e do sistema brasileiro de produção de carne bovina. Os técnicos, que permanecem no País até o próximo dia 6 de maio, devem visitar as instalações das indústrias frigoríficas habilitadas a exportar para o bloco, além de postos de fiscalização nas fronteiras e unidades veterinárias nos estados.

Na segunda, às 13 horas, está prevista uma reunião de trabalho na Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília. Em seguida, os membros da delegação devem viajar para cumprir o roteiro em quatro estados.

No acumulado do primeiro trimestre deste ano, as vendas de carne bovina industrializada ao bloco europeu chegaram a US$ 40 milhões, contra US$ 32 milhões em igual período do ano passado.

Roteiro

Durante a visita, os veterinários Niels Morgensen, Ana Vela Ramirez, Antônio Rosinha, Laurence Moreau e Reinhard Riemer percorrerão 16 cidades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Estão previstas, no roteiro preliminar, visitas a Goiânia, Rio Verde e Goianira (GO); Cuiabá, Barra do Garças, Araputanga, Várzea Grande, Paranatinga, São José dos Quatro Marcos, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra (MT); Campo Grande, Três Lagoas, Nova Andradina e Ponta Porã (MS); e Vilhena (RO). A equipe da UE deve encerrar sua missão na quinta-feira (06/05), também com uma reunião no ministério, em Brasília.

Os técnicos europeus também conhecerão as novas normas operacionais e procedimentos de rastreamento e identificação dos animais do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), em vigor desde o início de abril. As novas normas facilitam a operacionalização do sistema, padronização do selo de identificação, além de ajudar no combate a doenças, aumentar o envolvimento dos Estados e rastrear os animais a partir dos 40 dias de idade.

A partir de 31 de dezembro de 2005, todo animal originário de criação de zona livre de febre aftosa e dos estados em processo de declaração, independente de ser destinado à exportação, deverá ser incluído no Sisbov (clique aqui para ler matéria sobre o sistema). A inclusão do animal nascido após esta data deverá ocorrer até 90 dias após seu nascimento. Os animais originários dos demais estados deverão estar no sistema a partir de 31 de dezembro de 2007. Hoje, existem quase 15 milhões de animais no Sisbov. O rastreamento é uma exigência do mercado internacional para o comércio de bovinos.

Fonte: Assessoria de imprensa do Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress